Não é necessário um diploma em nutrição para saber quais são os “alimentos certos” – frutas, vegetais, carnes magras, menos açúcar e menos alimentos processados. Mais importante ainda, esses alimentos devem ser ingeridos em porções pequenas e saudáveis.

alimentacao-saudavel

Eis aqui o que gostamos de chamar de “Dez mandamentos de uma Dieta Saudável”. Algumas sugestões práticas para mostrar a você por onde começar.

  1. Volte “a horta” (como no Jardim do Éden) e consuma uma variedade de alimentos saudáveis diariamente, de todos os grupos alimentícios (incluindo porções adequadas de fibras)
  2. Tome um café da manhã saudável todos os dias. As pessoas que tomam café da manhã tem melhor desempenho no trabalho ou na escola e acham mais fácil controlar o peso, já que um bom desejum estimula seu metabolismo depois de seu jejum noturno.
  3. Beba ao menos trinta ml de água pura por cada quilo do seu peso por dia, e 15% mais quando se exercitar.
  4. Coma pelo menos nove porções de vegetais, frutas e grão integrais – integrais livres de pesticidas e herbicidas – diariamente. A variedade é essencial.
  5. Consuma varias poções pequenas de proteína magra diariamente ao invés de consumir grandes porções em uma refeição só. Os vegetarianos devem ficar atentos para consumir proteína de alta qualidade em quantidade suficiente, incluindo leucina, um aminoácido essencial ao desenvolvimento de musculatura magra e da regulação de hormônios ligados ao apetite e ao metabolismo.
  6. Se você costuma consumir bebida alcoólica, opte pelo vinho tinto, e não mais do que dois cálices ao dia. Se estiver grávida, não consuma bebida alcoólica de jeito nenhum.
  7. Mantenha lanches saudáveis à mão. Amêndoas, castanhas de caju, nozes-pecãs, ou nozes fornecem fibra, vitamina E e gorduras monoinsaturadas. Elas são “boas para o coração”, mas ricas em calorias, então faça uso delas com moderação. Nota para os amantes de chocolate: uma pequena porção de chocolate preto pode ser uma recompensa saudável devido aos tipos de flavonoides presentes nele.
  8. Evite alimentos processados, especialmente aqueles que contem açúcar reminado ou farinha, sal em excesso, gorduras desnecessárias, glutamato monossódico, gorduras trans e outros aditivos.
  9. Suspenda em sua casa o uso de refrigerantes carregado em açúcar, doces e outros alimentos ricos em calorias e deficientes em nutrientes. Ninguém pode comer no lanche o que não se tem. Esqueça o fast-food e os “jantares na frente da TV”. Atenha-se a refeições “lentas”, nas quais você pode saborear com sua família ao redor da mesa de jantar sempre que possível. Este companheirismo durante as refeições construirá relacionamentos de qualidade e aperfeiçoar as conexões com o outro.
  10. Torne-se um consumidor informado. Saiba o que está comendo e a sua procedência. Leia os rótulos. Este é um dos fatores mais importantes.
10 mandamentos para comer e beber de maneira saudável

Uma ideia sobre “10 mandamentos para comer e beber de maneira saudável

  • junho 2, 2017 em 12:30 pm
    Permalink

    10 dicas super importante para cuidar bem da saúde e mantela saudável gostei muito do artigo muito bom vou colocar as dicas em pratica obrigada

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *