Sentir-se frequentemente descontrolado,desajustado,com uma sensação permanente de insegurança ou medo,não é apenas uma ameaça ao seu bem-estar,é uma ameaça à sua saúde como um todo.Quando nos sentimos mais vulneráveis,tendemos a não manter hábitos saudáveis.Para nos consolarmos e sentirmos algum alívio,costumamos adotar hábitos nocivos e comportamentos que pecam pelo excesso,pois o alívio que proporcionam é bastante efêmero e os prejuízos que acarretam para a saúde são duradouros.
O estresse está ligado a problemas do coração,no estômago e de saúde mental,assim como a questões corriqueiras,como dores de cabeça,de coluna,casos de pressão alta e de excesso de colesterol.Estudos realizados em estudantes de medicina mostram que em períodos de estresse,como a época de provas,ocorre uma diminuição do número de células do corpo que exercem o papel natural de combate às infecções e aos tumores.
Os hormônios produzidos durante o período de estresse incluem adrenalina e hidrocortisona.Embora sejam fomentadores de energia,ele também são potenciais inibidores do nosso sistema imunológico,afirma a Dra Kiecolt-Glaser.Essa constante ativação leva vários sistemas do nosso corpo a desenvolver problemas crônicos,como pressão alta.
A Dra. Kiecolt-Glaser não aconselha as pessoas a tentarem eliminar totalmente o estresse,o que provavelmente é impossível.Em vez disso,as pessoas precisam tomar medidas para não se deixarem destruir pelo estresse e pela ansiedade presentes em suas vidas.
Entre os estudantes de medicina da Dra. Kiecolt-Glaser,aqueles que praticaram com maior assiduidade técnicas de relaxamento durante as semanas de provas “mostraram sistema imunológico em melhores condições durante esse período” do que aqueles que não procuraram relaxamento.
Pesquisadores da Universidade da Califórnia chegaram à conclusão de que pessoas com altos índices de ansiedade tinham uma probabilidade sete vezes maior de ter hábitos pouco saudáveis do que outras menos tensas e ansiosas.

Fonte:Livro Os 100 Segredos das Pessoas Saudáveis

A tensão pode mandar sua saúde para o espaço.
Classificado como:            

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *