<!–[endif]–>

As vitaminas são um elemento indispensável para a vida de um ser humano saudável, e uma boa alimentação é indispensável, para o correto fornecimento dessas vitaminas ao nosso organismo.

Mas o que acontece quando a falta dessas vitaminas em nosso corpo. Veja abaixo alguns dos sintomas que nosso corpo demonstra na ausência de certas vitaminas

Vitamina B2

A Vitamina B2 (ou riboflavina, antigamente designada também por vitamina G) tem as seguintes funções no organismo: favorece o metabolismo das gorduras, açúcares e proteinas, é importante para a saúde dos olhos, pele, boca, unhas e cabelos. É importante também no crescimento, na reprodução e na cicatrização.

Sinais de falta: rachaduras nos cantos da boca e nariz, estomatite, coceira e ardor nos olhos, inflamações das gengivas com sangramento, língua arroxeada, pele seca, depressão, catarata, letargia e histeria.

Onde é encontrada: Cereais em Grãos (arroz, aveia, cevada, trigo, levedo de cerveja), Leite, Ovos, Fígado, Semente de Girasol, Ervilhas, Todas as Couves, Repolho, Agrião.

A riblofavina em excesso pode originar urina muito mais amarela.

Vitamina B7

Vitaminas B7 (inositol) tem como principal função neutralizar o colesterol (diretamente ligado à obesidade).Previne também a calvície e tem função de calmante (age diretamente no sistema nervoso).

Onde é encontrada: Pólen de flores; Germem de trigo; Levedo; Laranjas; Alfafa germinada; Nozes; Melão; Iogurte.

Doses diárias recomendadas: 500 a 1.000 mg. Exemplo: cada laranja contém em média 12 g de vitamina B7, ou seja, ingerindo apenas uma laranja ao dia, tem-se esta necessidade suprida.

Lítio

A deficiência do lítio provoca alterações de comportamento, o que pode levar à ansiedade e à depressão. A falta de lítio provoca queda de cabelo.
Sinais de falta: Dor de cabeça, herpes e seborréia dermatológica.
Onde é encontrado: gengibre, alguns cogumelos, nozes, alface, agrião, água.

 

Os oligoelementos são os responsáveis pela reestruturação dos cabelos, principalmente os que sofreram processos químicos.

 

As Vitaminas e a sua Saúde
Classificado como:        

5 ideias sobre “As Vitaminas e a sua Saúde

  • agosto 25, 2009 em 10:43 am
    Permalink

    otimo fala tudo sobre o meu trabalho

  • agosto 2, 2011 em 1:17 pm
    Permalink

    tbm estou com meus cabelos caindo muito,o que fassoe as unhas tbm…

  • Fevereiro 14, 2012 em 12:25 am
    Permalink

    Olha gostei muito, é ótimo para sala de aula na disciplina de ciências – 6º e 7º ano.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *