O botox parece estar em toda parte – na mídia e nas conversas entre as mulheres. A crença geral é que uma simples injeçãoCuidado com o uso de botox aplicada com rapidez e facilidade pode eliminar alguns anos de idade do seu rosto. Mas o botox é um procedimento médico que deve ser encarado com seriedade. Não pode ser administrado sem o aval do seu médico e deve ser aplicado por um especialista de confiança.

A nova moda – o festival do botox – pode parecer uma brincadeira inocente para aqueles que queiram participar desse procedimento cosmético não-cirúrgico. Mas o chefe da cadeira de cirurgia plástica do Centro Médico da Universidade do Texas avisa que pode acarretar consequências inesperadas.

O Dr. Rod Rohrich adverte: “É importante que as pessoas que cogitam participar desse festival se certifiquem a respeito das credenciais de quem estará conduzindo o procedimento. Botox só deve ser aplicado por um médico treinado e qualificado. Não se trata de uma mera aplicação de um creme anti-rugas. O botox é um remédio com potencial par possíveis complicações”.

O Dr. Rohrich explica: “Quando pequenas doses de botox são injetadas no músculo, o soro atua bloqueando o sinal que leva o músculo a se contrair. É assim que o botox ajuda a esticar as rugas ao redor dos olhos, da testa e da boca. Os efeitos do tratamento duram geralmente de três a quatro meses”.

Ele acrescenta: “Certas pessoas podem não ser as mais indicadas para se beneficiar do botox. Por isso é importante que cada paciente seja avaliado individualmente e informado sobre os riscos que o procedimento envolve antes que ele seja realizado”.

O Dr. Rohrich aconselha seus pacientes a tomar cuidado com negociantes inescrupulosos que diluem o botox e vendem tratamentos a preços mais baixos. “Se alguém está oferecendo o produto a um preço muito abaixo do preço médio, o soro pode estar aguado e o resultado não será tão duradouro”.

De acordo com a Sociedade Americana de Cirurgia Plástica, mais de um milhão e seiscentos mil procedimentos com botox são realizados a cada ano. O tratamento já se tornou o mais difundido procedimento cosmético não-cirúrgico usado hoje nos Estados Unidos.

O botox é feito de uma proteína produzida por uma bactéria e pode provocar pálpebras caídas e assimetria nas feições do rosto.

Fonte: Os 100 segredos das pessoas saudáveis – David Niven, Ph. D.

Beleza x saúde: Cuidados com a aplicação do Botox

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *