Como controlar o suor

Como controlar  a transpiração

O suor ou a transpiração é o “termostato” de nosso organismo. Ao transpirarmos ocorre o resfriamento do organismo com a evaporação do suor da superfície da pele para manter a nossa temperatura em torno de 36,5º C.

A transpiração não emagrece. É o gasto calórico que faz emagrecer e não a “perda” d’água do organismo. A sauna deve ser encarada como uma forma de relaxamento e lazer, mas não como meio de emagrecimento ou de liberação de toxinas. A sua balança acusa um peso menor em função da perda de líquidos e não por queimar “gordura”. Basta fazer um teste nestas balanças que dão toda composição corporal.

Muito importante após atividade física, sauna ou transpiração intensa é a hidratação, ou seja, procure ingerir bastante líquido para repor a água eliminada para manter o nível de hidratação e o funcionamento correto de seu organismo. Há vários fatores que influem na intensidade da transpiração, que varia de pessoa para pessoa, que vão desde estados emocionais, fatores físicos e hábitos alimentares.

Hiperidrose é o excesso de transpiração que deve ser tratado sob orientação médica. Em casos acentuados a medicina dispõe inclusive de cirurgias, minimamente invasivas. O odor desagradável da transpiração ocorre pela ação de bactérias presentes nas glândulas sudoríparas se “alimentam” do suor e como subproduto deste processo surge o cheiro característico.

O desodorante é o principal aliado na hora de controlar o cheiro desagradável do suor. Diferença entre desodorante antiranspirante e antiperspirante: Ambos combatem o odor característico da transpiração, porém o antiperspirante reduz a sudorese e o antiranspirante não.

Cuidado especial é indicado para o uso de desodorantes após a depilação. Prefira produtos suaves evitando-se aqueles que contenham álcool etílico. Bons desodorantes evitam o mau-cheiro por várias horas, mesmo no calor intenso.

Não deixe de procurar seu dermatologista.

Wmulher