Como evitar e tratar as verrugas?

Elas aparecem sem dar aviso prévio. E, além de antiestéticas, podem causar dor quando surgem em locais com atrito, como pés, mãos, dedos ou cotovelos. Se você notar uma verruga no seu corpo, não se desespere: são muitos os tratamentos para acabar com ela. Veja o que os especialista no assunto indicam.

“Evite cutucar as lesões para que não haja contaminação”

Existem três tipos de verrugas: a vulgar aparece ao longo do corpo, a plantar na sola do pé (o famoso olho de peixe) e a genital, mais conhecida como condiloma. Todas são causadas por um vírus que se aloja na epiderme, a camada superficial da pele, e aumenta a produção de queratina, o que gera uma lesão em forma de couve-flor.

Ao mesmo tempo, a verruga cria uma raiz profunda por dentro da pele – daí a dificuldade de acabar definitivamente com ela.

Além disso, é facilmente transmitida por um simples contato. Por isso, evite cutuca-la, pois você pode transportar o vírus para outro local do corpo e acabar de contaminando.

Tratamento

Para tratar a verruga, é necessário remover a lesão, principalmente a parte que se aloja internamente na pele.

Só assim ela não volta mais. O procedimento mais simples para acabar com ela é usar um medicamento à base de ácido salicílico, substancia cáustica comprada em farmácias comuns ou manipuladas e aplica em casa, esse tratamento é lento: dura cerca de três semanas.

No consultório, o especialista pode utilizar técnicas mais rápidas e resolver o problema na hora. Entre os recursos usados estão ácidos mais fortes, a neve carbônica ou nitrogênio liquido (que queimam a verruga pó causa do frio) ou a cauterização com bisturi elétrico ou laser.

Artigos Relacionados: