Saúde da mulher – Como saber se estou com DST?

Os números são alarmantes. Uma pesquisa realizada pelo Ministério da Saúde sugere que mais de 10,3 milhões de brasileiros já tiveram algum sinal ou sintoma de uma doença sexualmente transmissível (DST). Desse total, cerca de 18% dos homens e 11,4% das mulheres não buscaram atendimento médico. “É importante ressaltar que os problemas causados pelas DSTs podem aumentar em até 18 vezes as chances de contrair o vírus da AIDS (HIV)”, diz a ginecologista Rosa Maria Leme. “Existem diversas doenças, como a herpes, por exemplo, que apresentam sintomas que logo desaparecem, mas o vírus continua presente. Por isso é importante ficar sempre atento.”
As doenças sexualmente transmissíveis são causadas por vários tipos de agentes. São transmitidas, principalmente, por contato sexual, por meio do sexo sem proteção – sem o uso de camisinha – com uma pessoa que esteja infectada. Geralmente, se manifestam por meio de feridas, corrimentos, bolhas ou verrugas. As mulheres, em especial, devem ser bastante cuidadosas, uma vez que, em diversos casos de DST, não é fácil distinguir os sintomas das doenças das reações orgânicas comuns de seu organismo. Isso exige da mulher consultas periódicas ao médico. Algumas DST, quando não diagnosticadas e tratadas a tempo, podem evoluir para complicações graves, como a incapacidade de engravidar e até mesmo a morte. Entre as doenças classificas como DSTs estão a Aids, gonorreia, clamídia, HPV, sífilis, entre outras.

Veja as principais características que acendem o sinal vermelho e pedem uma consulta de emergência com o seu ginecologista.

Secreção vaginal ou corrimento

A especialista explica que pequenas secreções claras e sem cheiro, até uma semana antes da menstruação, são normais. O problema é quando o sintoma persiste. “Qualquer secreção vaginal mais amarelada, verde, pink ou até mesmo a branca, quando em grande quantidade, pode sinalizar algum problema de infecção ou até alguma DST, como a gonorréia. A mulher precisa ficar atenta, principalmente quando ela nunca apresentou nenhum sinal de corrimento”, explica a especialista.

Verrugas genitais

Elas funcionam como um alerta do corpo e precisam de exames específicos para serem analisadas. “O aparecimento de pequenas verrugas (externas ou internas) serve como um sinal vermelho para algumas doenças, como o HPV, que na mulher aumenta muito as chances de câncer de colo de útero”, explica a ginecologista.

Cheiro forte

Ao perceber um cheiro forte não característico, na região da vagina, busque um especialista. “O odor ruim pode estar totalmente ligado a uma bactéria e a uma infecção. O quadro pode gerar pus, que altera o odor normal da região e, em alguns casos, pode causar ardência e irritação”, diz Rosa Maria Leme.

Coceira

Normalmente a coceira não está relacionada a nenhuma DST, mas precisa de atenção especial. “Em geral, esse problema está ligado à infecção por um fungo chamado cândida, que além da coceira, vem acompanhado de corrimento. Mas vale lembrar que a coceira também pode estar relacionada a outras infecções genitais menos frequentes ou até mesmo ao chato (uma espécie de piolho, que se instala na região pubiana)”.

Dor durante a relação sexual

Dores durante o sexo também podem sinalizar que algo não anda bem. “Principalmente nas mulheres que apresentam feridas internas na maioria dos casos de DST, a dor durante a penetração pode ser preocupante. Sinais como forte ardência e incômodo indicam que algo não vai bem e uma visita ao médico precisa ser agendada “, explica a especialista.

Grupo de risco

As mulheres que estão no grupo de risco das DSTs precisam de cuidados ainda maiores. “Mulheres com muitos parceiros sexuais ou que não usam métodos contraceptivos de barreira, como a camisinha, precisam de uma consulta urgente com um especialista, pois além de estarem colocando a saúde em risco, estão ameaçando a de seus parceiros”, alerta Rosa Maria Leme.

Visite o ginecologista

Para afastar o risco de doenças, a consulta com o especialista e a realização de exames preventivos é essencial. “Toda mulher que já tiver tido relação sexual, deve obrigatoriamente passar por uma consulta ginecológica anual para realização de exames de rotina ginecológica e para prevenção de câncer de colo uterino, como exames hormonais e ultrassom para checar útero e ovários”.

Adolescentes no grupo de risco

Um outro estudo realizado pelo National Health and Nutrition Examination Survey sugere que uma em cada quatro adolescentes americanas sofrem de alguma doença sexualmente transmissível. O problema mais comum entre as jovens era o vírus do HPV ( 18,3% das adolescentes) e a clamídia (3,9% das meninas). O estudo contou com a participação de 838 adolescentes americanas, com idade entre 14 e 19 anos. As meninas eram entrevistadas e examinadas para detectar doenças como: gonorreia, clamídia, tricomoníase, herpes e HPV.

Outro dado que também chamou a atenção dos pesquisadores foi o tempo em que as participantes levaram para serem infectadas. Um ano depois de iniciar a vida sexual, 19,2% já possuíam alguma DST. Os cientistas alertam que as doenças podem levar à complicações a longo prazo, tais como a doença inflamatória pélvica, a infertilidade e o câncer cervical ou até mesmo aumentar o risco de infecção pelo HIV. Depois de analisar os resultados da pesquisa, os cientistas reforçam a importância da orientação sexual dentro das salas de aula. Tudo para informar as jovens e aumentar o nível de proteção contra as doenças sexualmente transmissíveis.

Fonte: Minha Vida

35 Comentários para: “Saúde da mulher – Como saber se estou com DST?

  1. como sei que tenho uma dst?
    existe uma idade para não ter DST?
    o que é contracepção?
    tem como uma mulher nao engravidar?
    quanto é o periodo de gestaçaõ?
    quando inicia efinaliza a idade propria para a mulher engravidar?

  2. eu tenho uma duvida tenho16 anos mais desde os meus 13 anos vem aparecendo pequenas vbolhas de cor branca mais nao pode ser uma DST pois eu numnca tive relao sexual com ninguem o que pode ser??

  3. Quem vai poder lhe responder isso é o ginecologista.É melhor você ir o quanto antes para fazer um diagnóstico,avise sua mãe,se já não avisou,para ela levar você.

  4. quero saber o que é umas bolhas pequenas que aparece dentro do penes,,eu nao cito deres quendo estou urinando, nem nada mas nao sei o que her mim ajudem i aprareceu umas manchas do lado de fora i fica descascando…

  5. Rodrigo, qualquer alteração que você perceber em seu orgão genital o indicado é você procurar um médico imediatamente, somente um profissional pode fazer um diagnóstico confiável.

  6. bom para contar minha historia precisa ser pessoalmente no ginecologista mais tenho vergonha de ir .queria saber se é normal tem os labios pequenos [largos e com as cores escuras]
    ???
    espero resposta

  7. Nasceu uma pequena bolha no meu clitóres que doi mt qnd a calcinha toca de leve. Não sei se foi alergia ao absorvente que usei durante meu ciclo menstrual… Estou com vermelhidão e descascando a região!! Não posso ir ao ginecologista, pois minha mãe não me apoia. O que deve ser isso?! =(
    Obg pela atenção…

  8. Tive relaçao sexual sem preservativo(uma ato irresponsavel) e depois de um mes mais ou menos comecei a notar que apareceu umas manchas roxas no meu orgão genital, odor forte e coceira.Sera que estou com uma dst? nunca fui ao ginecologista mais vou fazer isso o mais rapido possivel tenho vergonha mais em primeiro lugar minha saude ne.
    Obrigada!

  9. .Acho muito important a prevenção,ninguém merece camisinha+nosso corpo agradece Bju

  10. Bom nunca foi no genecologista , minha primeira relaçao foi aos 12 anos desde entao tenhu uma vida sexual ativa eu eo meu namorado andamoas sentindo umas coceiras ele e no penis mas so que ja parou mas a minha nao continua coceiras e saiem uns liquidos brancos ou verdeados , ja ta a algumas semanas isso eu nao falo´pra minha mae porque eu tenhu vergonha ..
    Obrigado pela atenção .

  11. Muito Obrigado e que eu tou com essa duvida e queria saber mas a respeito eu nao sou muito acostumada a usar camisinha, mas desde quando eu soube mais sobre a DST que custumo a usar .
    bjs obg .

  12. olá tenho 16 anos’
    estou meio preoculpada, perdi minha virgindade este mês com o meu namorado,no dia do meu aniversário. que foi dia 16′
    mais primeiro foi sem camisinha, porque dizem que sem camisinha não tira a virgindade.
    mais depois colocou a camisinha.
    mais tem uns 3 três dias que está começando a me dar uma coeceira na vagina e sair um liquido branco meio grosso.
    não sei o que é, e estou muito preoculpada,
    alguém pode me ajudar?

  13. ola então eu queria saber tenho duvida to sentindo umas coceiras na vagina e sai um liquido branco tenho muito medo e não tenho coragem de falar pra minha mãe me ajude espero resposta

  14. Socorro! Estou com a vagina muito vermelha, coçando muito (só as vezes) , ardendo, com bolinhas e pus, e tem um cheiro forte. Está me encomodando muito. O que será? Me ajude!

  15. Ola tenho 18 anos mas +ou- um mes eu sinto muita dor na hora da relacao e uma ardencia, na minha vagina, uma coseira e um liquido branco e grosso com um odor forte. Eu queria saber se issi e normal ou e uma dst? E o q devo fazer? Estou com muito medo de ser algo grave.

  16. Crianças, vão para a escola… estudem e deixem para fazer sexo quando crescerem. Vejo aqui pessoas que não devem nem saber que o canal que elimina o xixi é diferente do que usam com tanta frequência sem saber ao menos o básico para evitar uma gravidez!

  17. tive minha primeira relação sexual a uma semana e foi sem camisinha!!!estou preocupada gostaria de saber se eu fizer um exame de dst agora ….no caso de eu ter ou nao alguma coisa ja apresentaria no exame?

  18. Uma verruga na vagina geralmente é causada por uma HPV, mas se sai um corrimento amarelo pose se tratar de outras DST como a gonorreia. O melhor a fazer é consultar um médico o mais rápido possível!

  19. estou sentindo fortes dores no peh da barriga i dor ao ter relação, poder ser dst?

  20. Tenho 16 anos e perdi minha virgindade aos 13, mas antes de perder a virgindade sempre notei que meus lábios pequenos eram de cor bem escura e com umas bolinhas amarronzadas.. Hoje em dia mantenho relação normal sem camisinha mas notei que as bolinhas começaram a subir um pouco pro clitóris e um pouco a baixo do canal da vagina esta escurecendo, será uma possível DST ? Tenho corrimento mas é o ” normal ” ( antes da menstruação ). Não posso ir a um(a) ginecologista pois minha mãe não sabe que não sou mais vigem, me ajudem por favor.

  21. boa noite eu gostaria de saber uma coisa na minha parte externa da vagina apareceu umas bolinhas ate tirei uma ai ficou um machucado. pequeno mais eu estou com um escorrimento amarelado e sinto uma ardencia e dor na hora da relaçao ,o que pode ser?

  22. a eu parei de tomar meu anticoncepcional que era o neovlar e queria mdar pra outro qual voce me indicaria? porque eu acho que o neovlar me deixou muito magra .

  23. cresceu caroço parecendo uma verruga no meu clitóris e está cosando, mas não sai pus e nenhum tipo de secreção o que pode ser isso?

  24. Bom dia estou cm uma coseira no meu orgao jenital e tem uma massa de cor branca que parece com arroto de bebe oq devo fazer

  25. estou com algumas verrugas na minha vagina na parte inferior gostaria de saber oq e? se tem cura?

  26. saiu uma coisa tipo um pedasso de carne branco da minha vagina no dia q mestruei eu tava tumando remedio para evitar filho ai eu parei de tomar ai a mestruação veio e depois saiu a carne branca tou muito prelcupada e eu trasei sem camisinha não sei o que é min ajudem por favor

  27. Oi gente to uma coseira da minha vagina e uma secreção de mal cheiro , estou com medo q possa ser algo grave e possível DST ? sinto dores e arde muito na hora das minhas relações sexuais ! nunca fui ao médico pôs minha mãe não tem tempo pra mim :(

  28. Oi boa noite , gostaria de saber se e normal o clitóris descascar , pq o meu está descascando e eeio dolorido quando encosta e normal ?

    fico grata se alguém poder me ajudar.

  29. Oih, ha umas semana esta aparecendo na minha vagina uns carossos por dentro, uma vermelhidao deixando em volta dolorido, sinto uma forte coceira com uma ardencia, e um liquido branco com mal cheiro!! Oq sera?

  30. A superficie da minha vagina esta cocando descasca e abre fissura q ardem quando tomo banho tava usando nistatina aibmelhorou so q ressecou e ficou endurecida a coceira melhorou depois da pomada oq pode ser?? Grata

  31. Ola me chamo viviane tenho 14 anos voltando pro assunto eu estava tipo normal aii eu fui me mastubar depois tomei banho normal apareceu no dia seguinte uma bolinha roxa que çosa hoje eu vi outra bolinha roxa na minha região intimi aquela parte onde cresce pelo mais nao por dentro ai tava irritando hoje apreceu outra o que sera isso tem a ver com eu me mastubar?? quero uma resposta me ajudem

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>