Conheça os remédios caseiros que combatem a gripe

Remédios naturais para combater a gripe são muito populares, sendo usados por um grande número de pessoas em todas as idades.

Veja quais remédios para gripe realmente trazem benefícios e podem fazer com que você sinta-se melhor:

Clássica Vitamina C

A vitamina C permanece incerta como remédio para gripe. Alguns estudos demonstram que o uso desta vitamina pode reduzir a duração do quadro de gripe, enquanto outros estudos mostraram que ela pode ajudar a prevenir resfriados. No entanto, consumir altas doses de vitamina C pode causar diarréia e litíase renal (pedras nos rins).

A queridinha da vovó, sopa de galinha

A vovó estava certa. Sopa de galinha é realmente um bom remédio para gripes e resfriados. O vapor da sopa alivia a congestão nasal, e seu conteúdo líquido ajuda o corpo a manter-se hidratado.

O alívio do chá quente

Beber chá quente oferece os mesmos benefícios de uma sopa, como alívio da congestão nasal e do mal estar. Adicionalmente alguns chás, como o chá verde, são ricos em antioxidantes que atuam fortalecendo o sistema imunológico.

Alho, tempero poderoso contra a gripe

Há muito tempo o alho vem sendo apontado como um remédio natural para combater infecções. Apesar de que não existem estudos que indiquem o alho como remédio para gripe, ele continua sendo um alimento nutritivo e um excelente tempero principalmente para os dias de gripe.

Vaporizadores e umidificadores de ar

Respirar vapor pode ser um bom remédio para gripe, pois atuam na redução da congestão nasal. Você pode usar aparelhos próprios ou somente aproveitar o vapor do chuveiro quente.

Soro fisiológico

Pingar soro fisiológico ou solução salina no nariz é um bom remédio para gripe, pois auxilia na redução da congestão nasal e também na remoção de partículas de vírus e bactérias. Tampe uma narina, enquanto pinga o soro na outra, repita o procedimento várias vezes ao dia.

Mentol para refrescar

O efeito do mentol é refrescante e ajuda a melhorar a congestão nasal e a respiração, ou seja, um bom remédio para gripes e resfriados. Use ungüentos de mentol no peito ou próximos ao nariz, mas não dentro das narinas. Evite contato com os olhos.

Seu uso não é recomendado em crianças menores de 02 anos.

Gargarejo com água e sal

Na verdade, não é um remédio para gripe, e sim para garganta inflamada, comum em casos de gripe e resfriados, o gargarejo com água e sal é um bom remédio. Gargareje usando um copo de água morna adicionada de uma colher de chá de sal, quatro vezes ao dia.

Mantenha-se hidratado com água e líquidos

Manter-se hidratado é essencial para melhorar mais rápido de um quadro de gripe ou resfriado. Tanto a febre, quanto as secreções das vias respiratórias aumentam a perda de água durante a infecção. Por isto a água é um remédio contra a gripe, na medida em que mantém o sistema imune funcionando nas condições ideais.

Deixe a febre agir

A febre é na verdade um remédio para gripe. O aumento da temperatura corporal combate o vírus da gripe e dos resfriados tornando o ambiente inóspito a estes germes. Suporte uma febre leve a moderada por alguns dias para melhorar mais rápido. Mas lembre-se de manter-se bem hidratado.

No caso de febres maiores que 39ºC em adultos, e que não baixam com tratamento, o melhor é consultar o médico, para descartar outras origens.

Em crianças o mais seguro e evitar o quadro de febre.

Todos merecem um repouso

Com nossas vidas agitadas, muito de nós sente-se culpados por gastar um ou dois dias debaixo das cobertas. Mas dar um descanso adequado ao corpo ajuda a direcionar mais energia para combater o vírus da gripe. Manter-se aquecido também é um bom remédio para gripe. Então dê um tempo para você e para suas células do sistema imune.

Fonte: Banco de Saúde

Receba novidades todos os dias em seu e-mail, é só fazer o pedido nos comentários!

Artigos Relacionados:

Uma ideia sobre “Conheça os remédios caseiros que combatem a gripe

  1. Pingback: Dicas remédio caseiro contra gripe - Blog da Mulher | Blog da Mulher

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>