HDL vs LDL – Diferença entre o Bom e o Mau Colesterol

O colesterol alto pode ser considerado o nutriente mocinho e bandido do seu corpo. Há um tipo de bom colesterol (HDL), que previne doenças cardíacas e há um tipo de mau colesterol (LDL), que é muito prejudicial à sua saúde e aumenta o risco de doença cardíaca. O HDL (lipoproteína de alta densidade) é responsável pelo transporte de um terço a um quarto do colesterol das artérias para o fígado, onde é eliminado do corpo. O HDL realmente remove o colesterol que pode se acumular nas artérias., formando placas e causando doenças coronárias e ataques cardíacos.

Como eu mencionei, o HDL, também atua como um agente da policia patrulhando nossas artérias, levando o colesterol para fora das artérias e depositando-o no fígado para que ele possa ser removido do corpo. Quanto maior o nível de HDL, menor o risco de doença cardíaca.

Sabe-se muito bem que exercícios aeróbicos regulares, pequenas quantidades de vinho  tinto (de uma a duas doses por dia) e vitamina niacina B aumentam os níveis de HDL. Novas pesquisas mostram que o chocolate amargo é capaz de proteger os vasos sanguíneos. Vinte e oito gramas de chocolate amargo contem dez vezes mais antioxidantes do que um morango, de acordo com Penny Kris-Etherton, Doutora em Medicina Naturopática, PhD, professora de nutrição  da Universidade de Penn State.

LDL (lipoproteína de baixa densidade) é a principal transportadora de colesterol no sangue. Se há muito LDL circulando, isso pode construir lentamente placas nas artérias e pode ser especialmente perigoso para as artérias que fornecem sangue ao coração e ao cérebro. Artérias obstruídas nessas áreas podem levar a ataques cardíacos fatais e a derrames.

Como Diminuir o Mau Colesterol Alto

Seu medico irá determinar o seu tipo predominante de colesterol, dividindo o seu nível de colesterol total pelo seu numero de HDL. Isso lhe dá uma ideia de seu risco de doenças coronárias devido ao seu tipo de colesterol. A proporção ideal é chegar de 3,5 a 1 ou inferior. Diminuir apenas uma unidade desta proporção já pode reduzir dramaticamente o risco de um ataque cardíaco.

Basta diminuir o consumo de gorduras saturadas, evitar todas as gorduras hidrogenadas, diminuir o consumo de alimentos com colesterol alto e limitar a quantidade de açucares simples e carboidratos altamente processados na sua dieta e seu nível de colesterol LDL começará a diminuir naturalmente.

Elimine alimentos processados de sua dieta e escolha alimentos feitos por Deus, como frutas, verduras e grãos integrais, que são ricos em fibras solúveis. Comece a usar azeite extravirgem. Escolha carnes magras, peru, peixe e frango sem pele. À medida que você passar a tomar leite e queijo desnatados e iogurte no lugar de queijos gordos, manteiga e leite integral, os seus níveis de colesterol cairão ainda mais. Aumente a ingestão de fibras solúveis como feijão, ervilha, lentilha, linhaça, sementes e psyllium.


Inicie um programa regular de exercícios aeróbicos, caminhando rapidamente de três a quatro vezes por semana durante vinte minutos. Tome suplementos, como a fibra solúvel em suplementos antioxidantes, policosanol e niacina ou niacina flash free. Ao seguir esses passos simples, você começará a notar uma mudança dramática em seus níveis de colesterol e trilhará um caminho para uma vida mais feliz e mais saudável!

Diferenças entre Colesterol Bom e Mau e como Combater o Colesterol Alto

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *