Dor no corpo após a musculação é normal?

Dor no corpo inteiro após a musculação é normal?

Sim. O trabalho com carga causa microlesões nas fibras musculares. “Para cicatrizar” essas lesões, a primeira reação do organismo é provocar um processo inflamatório, que vem acompanhado pela dor” explica Fernando Toress, médico da academia Fórmula, em São paulo (SP). Ele diz que, após um período de 24 a 48 horas, as fibras são refeitas, ficando maiores e mais fortes para guentar melhor o esforço. ” A dor suportável é parte do mesmo processo que faz o músculo crescer”, fala. Conforme seu corpo se adapta ao exercício, ela desaparece.

Dica: Uma boa bolsa para gelo é um item indispensável na vida de uma malhadora de carteirinha. Ajuda a aliviar a dor se aplicada imediatamente em casos de lesões musculares, entorses, contusões, contraturas…

As dores musculares também podem ser amenizadas com a administração de vitaminas e minerais, dizem especialistas. A suplementação protege o músculo ao impedir o rompimento das membranas celulares, neutralizando os radicais livres.

O incômodo aparece após 24 horas da prática e depende diretamente da intensidade, duração de esforço e do tipo de exercício realizado. Por isso, não esqueça de alongar antes e depois da atividade, para relaxar a musculatura, e nunca treine o mesmo grupo muscular dois dias seguidos.