Ainda que tenhamos a capacidade de tomar decisões por conta própria, frequentemente nos deixamos influenciar pelas pessoas à nossa volta. Se vemos as pessoas de nossa família, os amigos e vizinhos fazendo longas caminhadas ou correndo, é mais provável que também participemos dessas atividades. Ao contrario, se as pessoas do nosso meio cultivam hábitos pouco saudáveis, as chances de negligenciar  nossa saúde tornam-se maiores. Preste atenção aos exemplos positivos ao seu redor, e, se não houver nenhum, tome consciência de que você terá de ser o primeiro a dar o exemplo.

Estilo de vida saudávelOs membros daquela família tinham o costume de ficar sentados juntos. Chris e Tereza, um casal na faixa dos quarenta, com um filho de dez anos, Daniel, resolveu romper a inércia e começar a fazer exercícios. As motivações eram diferentes,  mas a insatisfação era igual. Chris estava preocupado com a sua perda de energia e com uma gordura que se acumulava na cintura; Teresa queria resolver um problema crônico de coluna, e Daniel percebeu que, se não se exercitasse, deixaria de participar das competições esportivas da escola. Um dia, durante o jantar, conversaram sobre isso e, em vez de se sentarem em frente da televisão como faziam todas as noites, saíram juntos para dar uma caminhada, inauguraram assim uma pratica em que um estimula o outro.

Agora eles vão juntos para  a academia pelo menos duas vezes por semana. Chris prefere correr na esteira. Tereza faz natação e Daniel integra um time de futebol mirim. A caminhada depois do jantar tornou-se uma obrigação prazerosa, e a alimentação da família passou a considerar critérios mais saudáveis.

“Fazer exercícios juntos da outro animo!”, diz Tereza. “Sozinha, não me sentiria suficientemente motivada e acabaria desistindo”. Mas agora isso se tornou um projeto familiar. Somos uma equipe, e  o estimulo esta sempre presente.”

De acordo com uma pesquisa da Universidade de Minesota, pessoas que descreveram seus amigos e vizinhos como indivíduos que faziam exercícios e adotavam uma alimentação saudável tinham dezenove por cento mais chances de se alimentar de maneira mais correta e praticar exercícios;

É mais fácil manter-se saudável quando os que estão à sua volta seguem o exemplo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *