Estresse – Sintomas e causas químicas!

Em vista de todos os sintomas causados pela ansiedade, o aconselhamento de um profissional credenciado geralmente trás bons resultados. A pessoa ideal pode ser o seu clinico geral, que compreende o estresse e reconhece a necessidade de aconselhamento e orientação sobre prescrição de drogas ou indicação de um especialista, quando necessário.

Causas químicas do estresse

Estresse - Sintomas e causas químicasAs alterações hormonais (a própria química do corpo) são conhecidas por deixar algumas pessoas vulneráveis ao estresse: dois exemplos são a tensão pré-menstrual e a síndrome pós-menopausa. O uso excessivo de estimulantes pode também ser confundido com o estresse.

A toxicidade da cafeína ou da nicotina aumenta gradativamente à medida que a droga se acumula em semanas de consumo excessivo. Esses dois estimulantes podem provocar tremores, perturbação do sono, tontura, opressão do peito com dificuldade respiratória, além de fadiga – assim como o estresse.

A resposta óbvia é interromper o consumo de drogas estimulantes, ou ao menos moderá-lo. Observe, no entanto, que a redução súbita no consumo de cafeína pode causar dores de cabeça por dois ou três dias. A retirada de drogas que reprimem o sistema nervoso, como o álcool, pode causar agitação.

A  retirada súbita causa agitação, aceleração da pulsação com palpitações, transpiração, insônia. A retirada das drogas ilegais, especialmente as do grupo da heroína e da morfina, também produz um estado de ansiedade e, de novo, requer acompanhamento especializado.

Estresse ou algo mais?

As vezes sintomas que parecem ser estresse são causados por outras doenças. Na tireotoxicose, a glândula tireoide, localizada no pescoço, se torna ativa em excesso. Isso pode causar tremor; aceleração da pulsação, palpitações, suores e aumento da atividade mental.

Normalmente ela é diferenciada do estresse por exames de sangue. Outra doença, muito mais rara, pode levar à eliminação de quantidades excessivas de hormônios, como a adrenalina, na corrente sanguínea. Os sintomas são claramente intermitentes e a pessoa se sente perfeitamente bem entre os acessos.

Alguns distúrbios mentais causam tanta ansiedade quanto seus principais sintomas, como a sensação de ouvir vozes, ter pensamentos desordenados ou tornasse obsessivo (como a tendência exagerada a lavar as mãos ou limpar a  casa). Se for esse o caso, é necessário buscar atendimento médico, e pode ser preciso um tratamento mais adequado.

Artigos Relacionados: