Os aparelhos de ginástica de aparência impressionante que vemos nos anúncios de TV nos dão a impressão de que, se não conseguimos compra-los, não teremos outra alternativa para fazer exercícios. Mas na verdade o fundamento de qualquer bom programa de exercícios não deveria ser nada muito mais complexo do que caminhar ou correr – o que podemos fazer de graça. Tudo bem se você quer ter  equipamentos caros ou pagar as mensalidades de uma academia de ginástica, mas essas coisas não são requisitos indispensáveis para melhorar sua saúde.

exerciciosHá vinte anos, Linda costuma caminha sozinha pelas trilhas do parque que fica próximo a sua casa, mas nos últimos tempos ela tem tido companhia.

Uma bateria de anúncios na TV e nos jornais vem apregoando os efeitos benéficos de caminhar, arrancado milhares de pessoas do conforto dos seus sofás  e empurrando-as para trilhas espalhadas pela cidade. Essa campanha resultou num aumento de pelo menos trinta e dois por cento no numero de pessoas que andam no mínimo trinta minutos, cinco vezes por semana.

Enquanto milhares de americanos gastaram no ano passado seis bilhões de dólares em equipamentos para fazer exercícios em casa, Linda não vê a menor necessidade disso. “Caminhar é o exercício mais agradável que podemos fazer”, diz ela, depois de ter saído para andar com seu cachorro pela manha. “Você pode fazer isso sozinho ou com um amigo. Vai contemplando a natureza e tem tempo para pensar. Pode andar num ritmo mais rápido ou mais lento, como preferir.”

Caminha faz com que Linda se sinta melhor física e psicologicamente, aumentando seus níveis de energia. “Gosto de ficar ao ar livre”, ela acrescenta. “E gosto de fazer exercícios sem excessos, sem ter de me matar.”

Estudos promovidos pela Universidade de Richmond descobriram que programas de exercícios físicos sem o uso de equipamentos produzem o mesmo tipo de efeitos benéficos para a saúde do que os programas que recorrem a aparelhos.

Fique em forma sem pagar nada!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *