O que é a febre?

O que é a febre?

Quando estiver com febre abuse de:

  • Líquidos
  • Refeições pequenas, leves e neutras

Embora a temperatura normal do corpo humano seja 37 graus C, ela pode variar no decorrer do dia de 36,4 graus C pela manhã a cerca de 37,5 graus C no final da tarde – e a variação de uma pessoa para outra pode ser de até um grau. Embora elevações mínimas de temperatura possam ser causadas simplesmente pelo tempo quente ou excesso de roupa, a maioria das pessoas considera que está com febre quando a temperatura corporal atinge 38 graus C ou 38,5 graus C.

A febre não é uma doença em si, mas um sintoma de algum outro problema, geralmente de uma infecção. Dependendo da causa, a febre é muitas vezes acompanhada de outros sintomas como suores, tremores, sede, enrubescimento, náusea, vômito e diarréia.

A febre isolada não requer tratamento. É uma reação natural do organismo às doenças e, geralmente, não deve ser combatida a não ser que esteja muito alta ou acompanhada de outros sintomas. Quando um antitérmico for indicado, paracetamol ou aspirina costumam ser eficazes. A aspirina não deve ser dada a menores de 18 anos sem recomendação médica. A aspirina ministrada durante uma infecção virótica aumenta o risco de desenvolvimento da síndrome de Reye, uma doença potencialmente fatal que afeta o cérebro e o fígado. Lembre-se de que a febre em crianças pode subir muito rapidamente, portanto mesmo uma temperatura acima de 39 graus C não reflete necessariamente a gravidade de uma doença.

Necessidades nutricionais durante a febre

Beba muito líquido. O suor, a resposta do organismo à febre, resulta na perda de líquidos, que é agravada se houver diarréia ou vômito. Portanto, é importante beber no mínimo oito copos de líquido por dia para evitar desidratação. Se uma pessoa febril não sentir sede, pode ser mais fácil tomar aos poucos o suco de fruta diluído em água do que beber o copo inteiro de uma vez. Outra sugestão é oferecer picolés ao paciente, especialmente para crianças.

Atenção: Bebês febris podem se desidratar muito rapidamente, porque têm uma superfície corporal grande em proporção ao volume de líquido do corpo. Quando o bebê tem febre alta, os pais devem oferecer frequentemente mamadeiras de água filtrada ou produtos infantis para reidratação. Você pode fazer seu próprio soro caseiro dissolvendo 1/2 xícara de cereal infantil de arroz seco, pré-cozido em duas xícaras de água com 1/4 de colher de sopa de sal. A mistura deve ser um pouco grossa, mas fácil de servir e beber.

Não mate a febre de fome. Não há fundamento científico para a crença de que se deve comer bastante se estiver resfriado, e ingerir bastante líquido se estiver com febre. Você precisa de mais calorias quando a febre sobe, pois seu metabolismo aumenta junto com a febre. Se tiver vontade de comer, coma.

Caso tenha diarréia, experimente a dieta BRAT (sigla em inglês para banana, arroz, purê de maçã e torrada). Se houver diarréia, os alimentos sólidos devem ser evitados até que o intestino se normalize. Então podem ser consumidas pequenas porções de alimentos neutros como bananas maduras, purê de maçã, torrada de pão branco embebida em caldo de galinha ou carne, canja de galinha, cereais de arroz e ovos cozidos ou escaldados.

Fonte: Livro Alimentos Saudáveis Alimentos Perigosos

Mais informações sobre febre:

Wikipedia

 

Artigos Relacionados:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>