tonturaTontura é a sensação de desequilíbrio ou a incapacidade de manter uma postura ereta , podendo até provocar uma queda. A origem pode estar na região do ouvido, mais precisamente ló labirinto, um pequeno órgão que controla o equilíbrio.

Nesses casos, a vertigem costuma ser muito intensa e a pessoa também pode vomitar.

A tontura, porém, pode estar ligada a intoxicação, por álcool, tabaco, falta de sono, excesso de cafeína e estresse, além de doenças, crônicas, como diabete, hipertensão e aumento do colesterol e dos triglicérides. Tudo isso é capaz de afetar o sistema nervoso e o labirinto

Sinais de alerta

Algumas vezes, a tontura não tem nenhuma dessas causas. É o cérebro que não consegue interpretar informações vindas do labirinto e, o mais provável, é que exista uma lesão, o que é bem preocupante. Em casos assim, além de tonta, a pessoa costuma ficar com visão dupla e demonstra falta de coordenação e dificuldade para expressar a fala, sem contar assimetrias no rosto, fraqueza ou formigamento.

Atenção!

Estresse, tabaco e cafeína em excesso são os principais causas externas de tontura

O que se deve fazer

  1. Mantenha a pessoa em repouso e evite que ela movimenta e cabeça
  2. Caso observa também qualquer um dos sinais de alerta descritos á esquerda, procure o serviço de emergência.
  3. Também vale procurar o atendimento médico se, apesar de não haver outros sinais aparentes de gravidade, a tontura persistir por várias horas.

Atenção!

Quando usados com frequência, alguns remédios para tontura vendidos livremente em farmácias podem causar sintomas de doença de Parkinson.

O que fazer em caso de Tonturas!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *