Picadas de Aranhas, o que se deve fazer e quais cuidados devemos tomar:

  1. Mantenha a pessoa em repouso e calma
  2. Lave o local da picada com água e sabão
  3. Aplique compressas frias nas primeiras horas, se não aparecer nada mais grave
  4. Se a vitima tiver dificuldade para respirar, ai, sim, é preciso socorrê-la rapidamente. Chame uma ambulância.
  5. Na duvida, procure atendimento médico e tente levar a aranha junto para que seja reconhecida a espécie. No caso de uma picada de armadeira, é preciso encontrar o soro especifico distribuído pelo Ministro da Saúde para os postos de saúde. A relação dos hospitais que tê o soro está disponível nas secretarias de saúde estaduais.

Atenção!

  • Nunca faça torniquetes. Eles dificultam a circulação sanguínea e não impedem que o veneno de um inseto ou de qualquer outro bicho seja absorvido.
  • Nuca se deve furar, cortar, queimar, espremer ou sugar o local da ferida. A absorção do veneno não é interrompida com procedimentos assim e o risco de infecções ou hemorragia só aumenta

Dicas!

  • As tarântulas não costumam picar, mas, se esfregarem as patas próximo ao rosto, soltam pelos que provocam crises asmáticas
  • Depois de uma picada, sempre verifique a necessidade de tomar uma vacina antitetânica.

Conheça algumas da espécies de aranhas mais comuns e seus perigos!

As aranhas-caranguejeiras e as tarântulas, apesar de muito comuns e assustadoras, não causam envenenamento. As que fazem teias geométricas, muito encostadas dentro das casas, também não oferecem perigo algum. No Brasil, apenas três gêneros de aranhas são nocivas ao nosso organismo.

aranha-marromAranha-marrom (Loxosceles)

Ela causa muitos acidentes na Região Sul. Pica apenas quando é comprimida, o que costuma ocorrer quando a pessoa está dormindo. Muitas vezes, a vitima só percebe que foi atacada dias depois, e aí a ferida já está bem maior – em certos casos, tão grande que pode ser necessário fazer uma cirurgia plástica para recuperar a pele. Seu veneno ataca os rins, podendo provocar insuficiência renal aguda.

SONY DSCArmadeira (Phoneutria nigriventer)

A maioria das picadas de aranhas desse gênero é registrada na Região Sudeste, principalmente nos meses de abril e maio. É uma espécie agressiva e provoca bastante dor quando pica. O Veneno é perigoso para crianças pequenas ou idosos – para combatê-lo, é preciso injetar um soro antipeçonhento especifico.

viuva-negraViúva-negra (Latrodectus curacaviensis)

Apesar da má fama, esta aranha não costuma ser letal. Encontrada predominantemente no litoral nordestino, causa acidentes leves e moderados com dor local acompanhada de contrações musculares, agitação e sudorese.

Fonte: Guia de Primeiros Socorros

O que fazer em casos de Picadas de Aranhas!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *