O que são Alimentos Transgênicos?

Alimentos Transgênicos, ou organismos geneticamente modificados, são produtos que possuem materiais genéticos de outros organismos, essa modificação é possível mediante a engenharia genética. Tais produtos geraram uma grande e forte polêmica acerca do seu cultivo e consumo, pois não se sabe ao certo o que tais produtos provocam no organismo humano e na natureza. Essas polêmicas têm origem econômica uma vez que países de primeiro mundo rejeitam fortemente tais alimentos, como a Europa ocidental e o Japão. 

Os transgênicos empobrecem a biodiversidade e eliminam abelhas, minhocas e outros animais, além de espécies de plantas, também desenvolvem ervas daninhas resistentes. O Brasil é o terceiro maior produtor de transgênicos do mundo, perdendo somente para os Estados Unidos e para a Argentina, mas ainda adota posições cautelosas quanto a liberar ou não o cultivo de tais produtos.

Em 2005, 56% da soja, 30% do algodão e 20% do milho mundial eram transgênicos. As vantagens é que são resistentes a insetos e pragas, se adaptam à diferentes climas, são mais produtivos e incorporam substâncias que auxiliam no combate à obesidade, ao colesterol alto e outros. Essas vantagens não são suficientes para convencerem a população que protesta contra estes alimentos. Os protestos aumentaram quando surgiram suspeitas de que esses produtos poderiam causar doenças como o câncer, alergia, além de aumentar a resistência contra agrotóxicos e antibióticos.

Artigos Relacionados:

19 ideias sobre “O que são Alimentos Transgênicos?

  1. agatha

    olha aqui essa mesamgem vou passar em nome de minha amiga kamila adorei perfeito entendi tudo e tiramos eu e agatha nota 10

    kamila e agatha

  2. lael

    eu gostei por que foi a resposta pra escola pedro0 alves cabral

    muito obrigada eu ti amo mo fundo do seu coração

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>