Os benefícios do aipo para a saúde

 Os benefícios do aipo para a saúde

  • Tem poucas calorias e é uma fonte rica em fibras
  • Fonte rica em potássio
  • Em quantidades significativas, pode reduzir inflamações e proteger contra o câncer
  • O aipo tem ação diurética
  • O aipo ajuda a baixar o colesterol

Pessoas que estão fazendo regime costumam comer muito aipo por ele ter poucas calorias. Entretanto, é um engano pensar que mastigar os talos consome mais calorias do que a verdura fornece. Dois talos de aipo contêm menos de 10 calorias (95% do peso de um aipo é composto de água), e seu alto teor de fibras deixa a pessoa saciada. O aipo é uma excelente fonte de potássio, e também tem pequenas quantidades de vitamina C e ácido fólico. Embora não tão rico em nutrientes, dá um sabor especial a uma grande variedade de pratos – de sopas a saladas e recheio de aves.

Propriedades medicinais do aipo

Os fitoterapeutas defendem que o aipo fresco e o chá de semente de aipo são ótimos para o tratamento de gota e de outras formas de artrite inflamatória, assim como para o tratamento de pressão alta e de edemas. Estudos indicam que o ftalato contido no aipo pode reduzir as taxas de determinados hormônios que são constritores dos vasos sanguíneos, aumentando a pressão sanguínea. Acredita-se que os poliacetilenos, também encontrados no aipo, reduzem a produção de determinadas prostaglandinas – substâncias químicas do corpo que agem na produção de inflamações. No entanto, não há prova científica de que o aipo possa reduzir a dor da artrite ou diminuir a pressão sanguínea e aumentar a micção.

Teoricamente, o aipo pode ajudar a reduzir o risco de determinados tipos de câncer. Os poliacetilenos destroem o benzopireno, um carcinógeno que existe em alimentos cozidos em altas temperaturas. Esse benefício pode ser parcialmente ofuscado pelo elevado nível de nitratos vegetais no aipo – substâncias que o corpo converte em nitrosaminas – que são vinculados a uma maior incidência de câncer. No entanto, muitos pesquisadores acreditam  que esse é um risco mínimo, porque a maioria dos legumes e verduras com alta concentração de nitrato e de outras substâncias potencialmente consideradas cancerígenas também contém substâncias químicas que neutralizam qualquer efeito prejudicial. Cozinhar o aipo na água, no vapor ou refogá-lo diminui os níveis de nitrato.

Informações nutricionais do aipo:

Em 100 Gramas de Aipo

Nutriente Valor VDR
Energia 16 Kcal <1%
Carboidratos 3 g 5,50%
Proteína 3,46 g 6%
Total Fat 1,12 g 4,50%
Colesterol 0 g 0%
Fibra dietética 2,10 g 5,50%
Vitaminas
Folato 36 mcg 9%
Niacina 0.320 mg 2%
Ácido pantotênico 0,246 mg 5%
Piridoxina 0.074 mg 6%
Riboflavina 0,57 mg 4%
Tiamina 0.021 mg 2%
Vitamina C 3,1 mg 5%
Vitamina A 449 UI 15%
Vitamina K 29,3 mcg 24%
Eletrólitos
Sódio 80 mg 5%
Potássio 260 mg 5,50%
Minerais
Cálcio 40 mg 4%
Cobre 0.35 mg 4%
Ferro 0,20 mg 2,50%
Magnésio 11 mg 3%
Manganês 0,103 mg 4,50%
Fósforo 24 mg 3%
Zinco 0,13 mg 1%
Fito-nutrientes
Beta caroteno 270 mcg
Alpha caroteno 0 mcg
Luteína, zeaxantina 283 mcg

 

Fonte tabela: I-legumes

Fonte: Livro Alimentos Saudáveis, Alimentos Perigosos

Artigos Relacionados:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>