Os alimentos que comemos são o fator mais importante para determinar se desenvolvermos ou não doenças coronárias. Vamos dar uma olhada nos alimentos saudáveis para coração, aqueles que queremos em nossas despensas e geladeiras.

alimentos-para-o-coracao

  1. Frutas e vegetais não contem colesterol e são naturalmente pobres em gorduras, gorduras saturadas, calorias e sódio. Também são ricas em proteínas, potássio, fibras, ácido fólico, vitamina C e fitoquimicos.
  2. O azeite contem fenóis que aumentam a produção de substancias que ajudam a abrir as artérias, o que por sua vez reduz a resistência da artéria ao fluxo sanguíneo e a pressão arterial diminui.
  3. Oleaginosas – nenhum outro alimento tem sido tão consistentemente associando a uma redução acentuada no risco de doenças coronárias em pessoas de todos os hábitos, raças e perfis de saúde. Uma porção de oleaginosas de cinquenta gramas excede a ingestão diária recomendada de vitamina E, que mostrou reduzir o risco de doenças conorárias.
  4. Suco de uva – beber uma média de aproximadamente 2 xícaras (450ml) de suco de uva roxa por dia durante uma semana reduz vastamente a “viscosidade” das plaquetas no sangue. Isso também contribui para o aumento da abertura das artérias.
  5. O vinho tinto contém abundancia de polifenóis que mostraram inibir a oxidação do colesterol LDL, ajudam a prevenir aterosclerose, aumentam a capacidade antioxidante,e aumentam os níveis de plasma do (“bom”) colesterol HDL. Beber dois cálices (240-280 ml) de vinho tinto por dia fornecerá aproximadamente 40% do total de polifenóis antioxidantes presentes em uma dieta saudável, bem como polifenóis como o resveratrol, que são praticante ausentes em frutas e vegetais.
  6. Chá verde – uma única xícara de chá verde em geral contem aproximadamente 300-400 mg de polifenóis. Estudos indicam que beber chá protege contra doenças do coração,
  7. Café – o Scottish Heart Study descobriu que o predomínio de doenças do coração é mais alto dentre aqueles que se ,abstém de tomar café. No entanto, o café deve ser consumido com moderação.
  8. Chocolate – 40 gramas de leite achocolatado contêm quase tantos polifenóis quando um cálice padrão de vinho tinto, o que previne o endurecimento as artérias, reduz o risco de aterosclerose e diminui a morbidade e a mortalidade provocadas pelas doenças do coração.
  9. Fibras – fibras solúveis e viscosas como o psyllium, o farelo de aveia, a goma guar e a pectina diminuem os níveis de soro do colesterol sérico e do colesterol LDL, o que pode contribuir para o seu papel protetor contra as doenças do coração.
  10. Peixe – os ácidos graxos de ômega-3 (n3) de peixes e fontes vegetais protegem contra doenças cardíacas e previnem mortes por doenças do coração e ataques do coração, prevenindo arritmias cardíacas fatais e a formação de coágulos sanguíneos, alargando as artérias, inibindo a formação de plaquetas, reduzindo a pressão arterial alta e prevenindo que as artérias se inflamem.
Os dez alimentos mais saudáveis para o coração

Uma ideia sobre “Os dez alimentos mais saudáveis para o coração

  • maio 29, 2017 em 6:42 pm
    Permalink

    Olá,
    Concordo plenamente com o artigo!
    Afinal são pequenas atitudes que deixarão nossa saúde melhor e irão dar mais vitalidade ao nosso organismo, bem como a forma com que nos alimentamos e nos exercitamos!
    Adorei as dicas e são de extrema importância!
    Abraço!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *