Pirâmide alimentar – Aliada contra a obesidade.

Pirâmide alimentar – Aliada contra a obesidade

O Consenso Latino Americano de Obesidade (Rio,1998) estabeleceu que se utilizasse como representação de uma alimentação normal, para efeitos de educação alimentar, a pirâmide alimentar, que é a representação gráfica da alimentação correta. Nela estão incluídos todos os alimentos, portanto, enfatizamos a sua utilização.

No entanto, é proposta aqui uma nova pirâmide de alimentos para a dieta da obesidade, contendo algumas modificações que vão garantir a sua educação alimentar  e sua saúde.

A pirâmide alimentar é constituída por cinco grupos de alimentos:

  1. grupo das frutas e verduras
  2. grupo do pão
  3. grupo da carne
  4. grupo do leite
  5. grupo das gorduras e dos açúcares

Grupo das frutas e verduras

Estão na base da pirâmide alimentar proposta. É formada pelos alimentos de origem vegetal, fornecedores de vitaminas, sais minerais e fibras-inclui também os legumes. As frutas são separadas em um sub-grupo, mas ocupam a mesma posição na pirâmide.

A liberação das frutas e verduras acontece devido a existência de fibras em sua composição. Na elaboração das dietas de emagrecimento, não contamos as calorias fornecidas por estes alimentos.

Fonte: Livro Obesidade Infantil


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>