Cólicas menstruais

Chás de infusão – algodoeiro, agoniada, artemísia, cipó-mil-homens, corticeira, hortelã, aveia, zínia, laranjeirinha-do-mato, mil-em-rama.
Banhos de  assento quentes e bolsa de água quente sobre a barriga.
Corrimento vaginal, vaginite – inflamação das membranas mucosas, especialmente da uretra e da vagina.
Chás de infusão – agoniada, anil, bolsa-de-pastor, cainca, casca de chorão, raiz de cipó-suma, jaborandi, salsa-da-horta, tiririca, umbaúba.
Chás de cozimento – casca de angico, buranhém, folhas de cardo-santo, frutos do cipestre, folhas de crista-de-galo, casca do jatobá, língua-de-vaca, folhas da nogueira, folhas de pau d´alho, salsa-da-horta, uva-ursina.
Banhos – banho de assento em folha de alfazema amassada, misturada à água e em chá fervido de calêndula.

Menopausa – interrupção dos ciclos menstruais devido à cessação da secreção hormonal dos ovários.
Chás de infusão – agoniada, folhas de açoita-cavalo, todas as partes do algodoeiro, calêndula, raiz do carapiá, folhas do maracujá, melão-de-são-caetano, alguns dias antes e depois das menstruações tomar sussuaiá, sálvia, valeriana, camomila, erva cidreira.
Chás de cozimento – folhas de erva-de-passarinho, sálvia, tília.
Banhos de imersão – em chá forte de calêndula, de rosa, em chá de casca do caule de tarumã.
Suco – de pepino sem casca, triturado no liquidificador com meio litro de água e coado. Acrescentar um limão inteiro.
Blenorragia – infecção da uretra do homem e da vagina da mulher.
Chás de cozimento – casca de angico, casca da aroeira branca, casca de barbatimão, folhas de boldo, casca de buranhém, casca de jatobá.
Chás de infusão – folha de aperta-ruão, folhas de caroba-branca, hamamélis, folhas de jaborandi, folha de rainha-do-prado.
Consumir fruta de aperta-ruão, resina de bálsamo-de-tolu; tomar em jejum suco fresco de bolsa-de-pastor diluído em água; frutos de cajazeiro, sementes de sucupira.

Fonte: Livro Plantas Medicinais

Plantas medicinais – Problemas ginecológicos
Classificado como:                    

3 ideias sobre “Plantas medicinais – Problemas ginecológicos

  • setembro 3, 2010 em 4:37 pm
    Permalink

    Genteeee pelo amor de Deus onde é q se encontra estas plantas, chas ou sei lá o q, só se for no interior e olhe lá ainda, e vamos precisar de um botânico para identifica-las. Tá doido 🙁

  • setembro 4, 2010 em 3:46 pm
    Permalink

    Olá A., tudo bem?

    Vou postar aqui um link onde tem vários tipos de plantas medicinais, com seus mais variados usos e onde você pode encontrá-las ( se eu não me engano, você pode fazer o pedido pela internet pelo site ).

    http://www.plantamed.com.br/

    É claro que você tem que tomar muito cuidado com o uso dessas plantas, sempre se recomenda que tenha algum tipo de supervisão médica, algumas delas sozinhas não resolvem os problemas de saúde. Espero ter ajudado, um abraço!

  • abril 14, 2013 em 9:21 pm
    Permalink

    adoro plantas medicinais pena que s?o muito dif?ceis de encontra-las e nem sempre conhecemos por ex. aperta ruam nunca vi isso pelo amor de deus

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *