Perda de apetite

Coma bastante:

  • Frutas, legumes e vegetais frescos devido à vitamina C
  • Carnes magras, frutos do mar, nozes, sementes e grãos integrais por conterem zinco e vitaminas do grupo B

O que evitar:

  • Fumar e álcool em excesso pois diminuem o apetite
  • Líquidos antes das refeições
  • Farelo de cereais e outros alimentos ricos em fibras

A expectativa agradável de comer que chamamos de apetite é controlada por duas regiões do cérebro: uma é o hipotálamo, que estimula a liberação de hormônios produtores da fome até que a fome seja saciada; a outra é o córtex cerebral, o centro da função intelectual e sensorial. Portanto, um apetite saudável reflete tanto uma resposta inconsciente como um comportamento aprendido.

Muitos distúrbios e circunstâncias podem provocar a falta de apetite. A maioria delas são situações temporárias como um resfriado, uma dor de estômago, problemas dentários ou estresse. No entanto, a falta de apetite persistente pode ser sinal de uma doença mais séria, como por exemplo, depressão, anemia, problema renal, AIDS ou câncer.

Em casos raros, a falta de apetite é provocada por deficiências nutricionais, geralmente de vitamina C, tiamina, niacina, biotina e zinco. O álcool em excesso não só diminui o apetite, mas também causa deficiências nutricionais. Fumar é outro vício que diminui o apetite.

Ingerir grandes quantidades de farelo de cereais, produtos feitos com grãos integrais e outros alimentos ricos em fibras interfere na absorção de zinco e de outros minerais. Esses alimentos também diminuem o apetite porque dão uma sensação de saciedade. Beber uma grande quantidade de líquidos antes das refeições também diminui o apetite.

Geralmente, a falta de apetite relacionada a doenças desaparece quando a pessoa se recupera. Existem diversas estratégias, entretanto, que ajudam a abrir o apetite, quando não existe uma explicação aparente para a falta dele.

Estratégias para abrir seu apetite:

  • Fazer pequenos lanches durante o dia em vez de três refeições grandes. Ter sempre lanches disponíveis para comer quando sentir vontade.
  • Tomar uma gota de limão. Antes da refeição, tome uma gota de limão. Chupar algo azedo aumenta a salivação, que por sua vez estimula o apetite.
  • Crie um ambiente agradável. Enfeite a mesa com flores, ponha uma música tranquila, uma luz suave – qualquer coisa que o faça sentir-se bem. Rodeie-se de aromas apetitosos e temperos como canela ou seu prato favorito.
  • Exercite-se um pouco. Faça uma caminhada antes das refeições. Algumas pessoas acreditam que a atividade física aumenta o apetite.
  • Um pouquinho de álcool pode ajudar. Experimente beber um copo de vinho ou de cerveja – pode ajudar a abrir seu apetite.

 Fonte: Livro Alimentos Saudáveis e Alimentos perigosos

Por quê perdemos o apetite?
Classificado como:                                

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *