Os rins são compostos por minifiltros que separam as substâncias químicas indesejadas do sangue e as secretam na urina. A alimentação pode impactar a atividade e a saúde desses orgãos. Por exemplo, nas pessoas saudáveis, uma dieta rica em proteína pode acelerar a filtragem renal, o que é sinal de que os rins estão fazendo esforço extra e que se está exigindo demais deles. Com o passar do tempo, isso pode causar dano àqueles suscetíveis a doenças renais.

Nas pessoas que já têm problemas nos rins, uma dieta rica em proteína pode ter um efeito oposto, mas, ainda assim, prejudicial: desacelerar a filtragem renal, um sinal de que os orgãos estão enfraquecendo. Por esse motivo, frequentemente aconselha-se a opção por uma dieta pobre em proteína. Acredita-se que o tipo de proteína consumida é tão importante quanto sua quantidade. A proteína de soja não afeta os rins do mesmo modo que a animal. Quando os pacientes ingerem proteína de soja em vez de proteína animal (sem alterar a quantidade total de proteína consumida), sua função renal melhora. Por esse motivo, alguns pesquisadores sugeriram que se substituísse um pouco de proteína animal por proteína de soja na dieta. Essa é uma boa notícia para os pacientes, porque experimentar alimentos à base de soja pode ser muito mais fácil do que cortar drasticamente toda a ingestão de proteína.

Outra vantagem para os pacientes de doenças renais reside nos efeitos da soja sobre os níveis e a oxidação do colesterol. Frequentemente, os pacientes de doença renal têm níveis elevados de colesterol sanguíneo e correm um risco maior de doenças cardíacas. Esse quadro pode prejudicar ainda mais os rins. Ao auxiliar na redução e na prevenção da oxidação do colesterol, a soja ajuda a preservar a função renal e a diminuir o risco de doenças cardíacas.

Fonte: Livro Culinária da Soja

Receba novidades todos os dias em seu e-mail, é só fazer o pedido nos comentários!

Proteína de soja contra doenças renais
Classificado como:                                

3 ideias sobre “Proteína de soja contra doenças renais

  • dezembro 29, 2010 em 6:28 pm
    Permalink

    Olá, blogueiro (a),

    Salvar vidas por meio da palavra. Isso é possível.

    Participe da Campanha Nacional de Doação de Órgãos. Divulgue a importância do ato de doar. Para ser doador de órgãos, basta conversar com sua família e deixar clara a sua vontade. Não é preciso deixar nada por escrito, em nenhum documento.

    Acesse http://www.doevida.com.br e saiba mais.

    Para obter material de divulgação, entre em contato com comunicacao@saude.gov.br

    Atenciosamente,

    Ministério da Saúde
    Siga-nos no Twitter: http://www.twitter.com/minsaude

  • dezembro 26, 2012 em 4:08 pm
    Permalink

    leite de soja faz mal para os rins

  • Fevereiro 2, 2016 em 3:43 pm
    Permalink

    Queria tanto ingerir whey no pós treino mas tenho cálculo renal, será que posso ingerir a de soja? ???

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *