tipos de queimadurasOs médicos classificam as queimaduras em três graus, de acordo com sua profundidade. A gravidade, no entanto, depende de vários outros fatores, como extensão e localização – se for no rosto, pescoço e, mãos, pés, genitais e dobras, é preciso tomar medidas especificas. Além disso, as queimaduras por inalação em ambientes fechados são mais perigosas porque deterioram as vias aéreas. Crianças, idosos e pessoas com doenças crônicas, como diabete e hipertensão, também devem receber cuidados especiais se forem queimados.

O que não se deve fazer:

  1. Nunca use gelo ou água gelada no local. O frio excessivo compromete ainda mais a circulação.
  2. Não assopre. O contato com o ar aumenta o risco de infecções e provoca mais dor, já que as terminações nervosas estão expostas e sensíveis.
  3. Pasta de dente, óleo de cozinhas, manteiga, gorduras, talco, ervas, borra de café e ovos podem infeccionar o local.
  4. Nunca ofereça bebidas alcoólicas para aliviar a dor da queimadura
  5. Não retire roupas que ficarem grudadas na pele – apenas um médico está habilitado para isso. Se o pano se soltar por si só, remova-o com delicadeza.

Queimadura de primeiro grau

Ela geralmente é provocada pelos raios solares e atinge apenas a camada mais superficial da pele, provocando vermelhidão. Não forma bolhas. A recuperação ocorre em uma semana, em média.

O que se deve fazer:

  1. Mergulhe a área atingida em água fria ou procure envolvê-la em panos molhados entre 10 a 20 minutos. Isso diminuirá a dor e a ardência. Além disso, a água ajudará a baixar a temperatura local mais depressa.
  2. Se achar necessário, dê um analgésico
  3. Envolva a lesão com um pano limpo ou gaze para protegê-la

Queimadura de segundo grau

Nela, o calor afeta também a segunda camada da pele, a derme, dilatando os vasos sanguíneos, que deixam escapar um líquido transparente. É o plasma que forma as bolhas e pode causar desidratação se a queimadura for extensa. Muitas vezes os médicos precisam retirar o tecido afetado. A regeneração se dá em cerca de duas semanas.

O que se deve fazer

  1. Resfrie o local com água corrente ou compressas de água fria
  2. Cubra-o com vaselina estéril, se possível
  3. Envolva a lesão com gazes ou um pano limpo
  4. Se as bolhas forem grandes procure um pronto-socorro

Atenção! Não se deve furar as bolhas. Se eles romperem espontaneamente lave a região com água fria.

Queimadura de terceiro grau

Choques elétricos e produtos químicos (agentes cáusticos) são os grandes vilões nesse caso. Mas um ferro de passar roupa ou a porta do forno quente também podem provocar uma queimadura desse tipo. Ela ultrapassa a epiderme e a derme, destruindo todas as camadas da pele e atingindo o tecido subcutâneo.

Em casos extremos, pode chegar aos ossos, provocar infecções e até mesmo a morte. As lesões costumam ser esbranquiçadas e endurecidas, lembrando o aspecto de couro.

Também são insensíveis ao toque porque o calor comprometeu as terminações nervosas. Em geral, o tratamento é cirúrgico.

O que se deve fazer

  1. Se a roupa estiver em chamas, use um cobertor para abafá-la ou faça a pessoa rolar no chão.
  2. Refresque a área queimada do corpo com água ou com compressas frias
  3. Nunca tente retirar pedaços da roupa que estiverem grudados na pele
  4. Cubra tudo com gaze ou pano limpo
  5. Leve a vitima rapidamente para o pronto-socorro mais próximo

Queimadura química

Provocada por produtos como soda caustica e soluções para limpeza de azulejos, pedras ou mármore, ela pode afetar os tecidos tanto como o fogo. As queimaduras por substancia alcalinas são mais sérias que as provocadas por ácidos porque penetram profundamente.

A gravidade depende do tempo da exposição, da quantidade e da concentração do agente químico. Sempre é importante remover o produto o mais rápido possível.

O que se deve fazer

  1. Remova a roupa que entrou em contato com o produto, tomando cuidado para que o tecido não encoste em você ou em outras parte do corpo da vitima
  2. Lave a região afetada com água corrente e fria entre 20 e 30 minutos.
  3. Procure um pronto-socorro em seguida
  4. Se puder, leve a embalagem do produto consigo para mostra ao medico

Atenção! Não se deve usar agentes neutralizantes porque sua reação química libera calor, o que danifica ainda mais a pele.

Queimaduras: Como se trata os diferentes tipos de queimaduras!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *