Sais minerais – Cálcio

Sais minerais – Cálcio

Fontes de cálcio - O leite, os produtos lácteos, os legumes.

Ação do cálcio - Forma o tecido ósseo, permite o funcionamento dos sistemas nervoso e musculares.

O cálcio é o sal mineral mais abundante no nosso organismo. Constitui mais de 90% do tecido ósseo sob a forma de fosfatos e de carbonatos. Esta quantidade é mantida a um nível constante por perpétuos processos de destruição e de reforma óssea.

Encontra-se igualmente nas células onde têm lugar numerosas funções das quais nem todas são perfeitamente conhecidas. É indispensável ao bom funcionamento dos sistemas nervoso e muscular cuja excitabilidade e contração regula. É necessário também à:

  • Função cardíaca;
  • Coagulação sanguínea;
  • Integridade das membranas celulares;
  • Ao bom funcionamento de algumas hormonas.

A sua absorção, a partir dos alimentos é facilitada pela intervenção da vitamina D. Como acontece com a maior parte dos sais minerais, a sua absorção pode ser perturbada pela presença de algumas substâncias particularmente abundantes nos cereais completos e em certos legumes (o ácido oxálico, por exemplo) e pelas gorduras, enquanto é facilitada pelas proteínas e pela lactose (açúcar contido no leite).

O cálcio que não foi assimilado é eliminado pelos excrementos, mas também pela urina e pelo suor. A sua absorção, a sua utilização e a sua eliminação são reguladas por um mecanismo sofisticado onde intervém a vitamina D mas também hormonas tais como a paratormona e a calcitonina. Esta regulação é indispensável à boa repartição do cálcio nos tecidos onde exerce a sua ação.

A boa utilização do cálcio depende da presença da vitamina D. Isto é particularmente importante nos primeiros anos de vida e durante a velhice, momentos em que o desenvolvimento do esqueleto ou então a sua grande fragilidade reclamam uma contribuição constante de cálcio.

A absorção de quantidades excessivas de cálcio, devida a mau funcionamento intestinal, pode provocar depósitos de cálcio nos rins e o aparecimento de cálculos na urina.

Fonte: Livro Vitaminas e Sais Minerais