Sais minerais – Cobre

Fonte de cobre Miudezas, o peixe, os legumes.

Ação do cobre Intervém na síntese da hemoglobina, no processo de pigmentação, na formação dos ossos.

O cobre entra na constituição de numerosas enzimas que desempenham um papel importante no processo que se desenrola no nosso organismo. É indispensável para:

  • O crescimento;
  • As síntese da hemoglobina;
  • Os processos de pigmentação;
  • A formação dos ossos;
  • A formação do tecido conjuntivo.

Está concentrado no fígado, no cérebro, no coração e nos rins. É eliminado pelos excrementos. Está amplamente presente na natureza. A sua contribuição pela alimentação é, pois, suficiente para cobrir as nossas necessidades; é raro encontrarem-se graves deficiências em cobre.

Observam-se carências nas crianças que sofrem de desnutrição nos países subdesenvolvidos, ou nos prematuros que não eram alimentados corretamente. Estas carências traduzem-se em anemia e doenças ósseas.

A doença de Wilson, caracterizada por uma diminuição do teor em cobre no sangue e um aumento nos tecidos nocivo para o fígado, o cérebro e os rins, parace dever-se a uma malformação genética.

Os alimentos mais ricos em cobre são o fígado e os rins, alguns peixes e moluscos, os legumes secos, as alcachofras e os cogumelos secos. A água pode constituir uma fonte de absorção

Fonte: Livro Vitaminas e Sais Minerais

Sais minerais – Cobre
Classificado como:                            

Uma ideia sobre “Sais minerais – Cobre

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *