Sais minerais – Iodo

Sais minerais – Iodo

Fontes de iodo - Os peixes do mar, alguns legumes

Ação do iodo - Constitui os hormônios tiróides que são fundamentais para o desenvolvimento e o bom funcionamento muscular.

Aproximadamente 70 a 80% do iodo contido no nosso organismo encontra-se na tiróide. É absorvido pelo intestino e eliminado pela urina.

Componente fundamental dos hormônios tireoidianos, desempenha um papel importante no metabolismo dos principais nutrientes e no desenvolvimento e bom funcionamento neuromuscular. Estima-se as necessidades de iodo em aproximadamente 0,11 mg por dia para uma mulher e 0,14 mg para um homem. Essas necessidades aumentam durante o crescimento e na mulher grávida ou que amamenta.

Os alimentos mais ricos em iodo são os peixes de mar e os legumes cultivados num solo em que este sal mineral abunde. Uma alimentação deficiente conduz a uma baixa taxa de iodo na tiróide e provoca manifestações de hipotiroidismo (transpiração reduzida, pálpebras e face inchada, falta de apetite, digestão difícil) e um aumento do volume da glândula tiróide (bócio). Mas esta síndrome pode aparecer por diversas razões, independente da entrada em iodo.

Fonte: Livro Vitaminas e Sais Minerais