Sais minerais – Magnésio

Fontes de magnésio – Os alimentos de origem vegetal

Ação do magnésio Permite utilizar a energia fornecida pelos alimentos, intervém na síntese das proteínas e entra na constituição dos ossos.

É muito propagado nas células do organismo e muito particularmente nos ossos e nos músculos. É absorvido no intestino delgado. É eliminado em grande parte pelos excrementos e, em menor medida, pela urina e o suor.

A sua função principal é facilitar a transferência de energia que as células retiram dos diversos nutrientes absorvidos pela alimentação. É, além disso, um co-fator indispensável ao funcionamento de numerosas enzimas, intervém na regulação da transmissão neuromuscular e é um constituinte essencial dos ossos.

A deficiência em magnésio conduz a disfunções neuromusculares tais como a hiperexcitabilidade, tremores e convulsões. O magnésio está presente nos alimentos, sobretudo nos de origem vegetal. As carências devidas a uma insuficiência alimentar são muito raras. As situações de carência podem registrar-se após perturbações intestinais devidas a uma má absorção, ou serem devidas a disfunções hormonais ou a um consumo excessivo de álcool que reduz a entrada deste sal mineral e, ao mesmo tempo, favorece a sua eliminação pela urina.

Fonte: Livro Vitaminas e Sais Minerais

Sais minerais – Magnésio
Classificado como:                    

Uma ideia sobre “Sais minerais – Magnésio

  • Março 24, 2015 em 2:11 pm
    Permalink

    gostei

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *