Saltos altos criam um desafio para a maneira natural de se caminhar, e o corpo resolve esse problema colocando maior pressão sobre os joelhos. Quanto mais baixos forem os seus saltos, mas as suas pernas estarão preparadas para andar com eles.

O trabalho da Dra. Casey Kerrigan só estará completo quando mulheres de toda parte passarem a priorizar sua saúde, deixando a moda em segundo plano e jogando no lixo seus sapatos de salto alto. As pesquisas da Dr. Kerrigan parecem indicar que os sapatos de salto mais alto usados com vestidos elegantes são a principal causa de osteoartrite nos joelhos das mulheres.salto_alto

“Se conseguirmos difundir a notícia de que isso é realmente ruim para elas, espera-se que os saltos altos saiam de moda”, diz a Dr. Kerrigan, professora da Universidade da Virginia e chefe da cadeira de medicina física e reabilitação.

Em estudos recentes que deram sequencia à sua pesquisa, a Dr. Kerrigan descobriu que mesmo saltos não muito altos –  até os de quatro centímetros – fazem pressão sobre os joelhos, causando problemas. “Estamos falando dos saltos usados por muitas mulheres no seu dia-a-dia”, diz ela.

A osteoartrite ocorre quando a superfície que cobre as articulações dos joelhos se degenera. Com o tempo, à medida que a cartilagem vai se consumindo, ocorre atrito entre os ossos, provocando dores agudas. “Pode tornar-se bastante sério, porque é um problema capaz de limitar a capacidade de movimento de uma pessoa”, diz a Dra. Linda Staiger, chefe da Divisão de ortopedia Geral da Universidade da Virginia. “faz com que seja difícil dirigir, trabalhar e até circular dentro de casa, se existem degraus.”

Além de recomendar as mulheres que prefiram calçados planos, Dra. Kerrigan também vem se empenhando na criação de um sapato que seja perfeito anatomicamente.

salto-alto-x-saudeUm estudo realizado pela Universidade da Virgínia constatou que, quando usam saltos altos, as mulheres  exercem uma pressão vinte e três por cento maior sobre os joelhos do que quando calçam sapatos  de sola plana. Isso contribuirá para uma incidência de atrite no joelho das mulheres

Saltos muito altos podem prejudicar saúde

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *