Situações favoráveis para a instalação de assaduras e dermatite das fraldas:

· falta de boas medidas de higiene: não se pode nunca deixar a criança molhada e suja por muito tempo.

· umidade e calor: a fralda é um tecido quente que propicia um ambiente úmido para pele sensível do neném. A pele molhada pode causar fricção contra a fralda e permitir o crescimento de bactérias, piorando a dermatite das fraldas.

· urina: é provavelmente a causa mais comum de dermatite das fraldas. A amônia é produzida a partir da urina, na fralda molhada que foi deixada por tempo longo e, especialmente, durante a noite. Ela tem um cheiro distinto e é altamente irritativa, podendo causar inflamação na pele.

· fezes: em contato com a pele do neném, podem causar irritação, assim como acontece com a urina. Quando as fezes se misturam com a urina, o perigo de irritação e de dermatite de pele é bem maior.

. eczema: bebês entre 3 e 6 meses com eczema são três vezes mais suscetíveis.

· mudanças alimentares: o leite materno tem muitos anticorpos, por isso nenéns amamentados no peito podem se defender melhor contra infecção. A fase de adaptação aos outros leites pode torná-los menos resistentes. Uma mudança para comidas sólidas pode também favorecer a instalação da dermatite das fraldas.

· dentição: a resistência de corpo do bebê contra infecções podem estar diminuídas durante a dentição.

· medicações que diminuem as defesas: antibióticos e corticóides (cortisona) fazem os nenéns mais sujeitos à infecções por bactérias e fungos, entre elas a candidíase oral, mais conhecida como sapinho.

Fonte: Dr. Marcia Ramos e Silva
Dermato.med

Situações favoráveis para a instalação de assaduras e dermatite das fraldas
Classificado como: