Pode parecer que melhorar sua saúde exige um plano complicado e dedicação obsessiva a uma meta. Na verdade, melhorar sua saúde pode ser tão simples como mudar alguns poucos hábitos. Por exemplo, suba de escada todos os dias, em vez de usar o elevador ou a escada rolante. Repetidos diariamente, pequenos gestos como esse podem fazer uma grande diferença a longo prazo.

subindo-escadasSeis em cada dez pessoas não fazem qualquer tipo de exercício diário.

“Muitos perdem mesmo a capacidade de ir andando até algum lugar”, lamenta o professor Harold Burton, que dá aulas de ciência do exercício na Universidade estadual de Nova York. “É verdade que existem lugares onde não há calçadas e onde andar é simplesmente impossível. Mas a pessoa se vicia em só se locomover de carro e perde com isso a oportunidade de se exercitar naturalmente. Os controles remotos o e os computadores também permitem obter tudo que queremos sem precisar sequer levantar da cadeira.”

São várias as pequenas formas de desenvolver uma atividade física: “por mais insignificante que pareça, ao fazer compras, pare o carro no ponto mais longe do estacionamento em vez de escolher o local mais perto da entrada. Livre-se do controle remoto, de modo que, para mudar de canal, seja preciso você levantar do sofá. Use a escada o mais possível e, se estiver indo para um andar muito alto, suba alguns andares de escada, em vez de fazer a viagem toda de elevador”.

O professor Burton acrescenta: Se você não pratica nenhuma atividade física, qualquer coisa que fizer já vai ajudar bastante. É tão bom quanto fazer exercícios ao ar livre durante trinta minutos, três vezes por semana? Não. Mais é muito melhor do que a completa inatividade.”

Pesquisadores do Centro para Controle de Doenças em Washington descobriram que subir e descer escada dez minutos todos os dias poderia levar a uma perda de peso de quatro quilos e meio ao longo de um ano. A entidade estimula as empresas a fazerem das escadas de seus prédios um lugar atraente e interessante, acrescentando obras de arte, por exemplo, o que segundo eles poderia levar a um aumento de quatorze por cento no uso desse espaço.

Subir pelas escadas – os benefícios das pequenas atividades físicas diárias

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *