Vínculos positivos entre as pessoas são uma fonte de bem-estar físico e mental. Sentimentos negativos dirigidos contra aqueles á sua volta são uma fonte de tensão, tanto física como psicológica. Procure entender que a sua raiva vai fazer mai mal a você do que ao alvo do seu sentimento.

hostilidade

“Talvez homens que desejam ser homens de verdade devessem desenvolver gentileza e suavidade. Acho que viveriam por mais tempo”, diz o professor de filosofia Sam Keen. Em nome da saúde, Sam tem argumento em favor de uma mudança nos valores masculinos que substituam a violência, o materialismo e a força por paz, espiritualidade e cooperação.

“Desde cedo os meninos ao educados baixamente para serem guerreiros”, diz Sam. “Basta ver os filmes e desenhos animados que os entretém em nossa cultura. As pessoas não se dão conta de que essa identidade cultural pode nos deixar doentes devido ao estresse que acarreta.”

Na pesquisa que realizou, Sam ficou intrigado ao constatar a relação entre espiritualidade e saúde. Hoje, Sam estimula os homens a desenvolverem uma identidade que não dependa de expectativas culturais. Ele afirmou que há homens demais adotante valores e comportamentos tradicionalmente associados à masculinidade, numa pura conduta de imitação, sem refletir nem escolher alternativas. “isso causa doença”, ele adverte. Exorta os homens a “criarem suas próprias histórias”, em vez de acreditarem nos mitos pré-fabricados a seu respeito.

“Somos animais biologicamente agressivos, mas não podemos confundir agressividade com hostilidade”, afirma Sam. Dizer que somos agressivos significa que somos seres cheios de energia e que precisamos fazer algo com ela. Essa energia pode ser canalizada para promover a paz tão facilmente como é utilizada na guerra.

Doutores da escola de medicina Brown descobriram que pessoas com altos índices de hostilidade tem seis por cento mais probabilidades de sofrerem de doenças cardíacas.

Tensão e Hostilidade causam doenças

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *