Tratamentos para remover verrugas

Conheça os tratamentos contra as verrugas

Verrugas são tumores benignos na pele que causam um incômodo muito grande seja físico ou estético, criando no paciente uma ansiedade em retira-las do corpo. Existem vários tratamentos para remoção de verrugas mas, se não tem a certeza se uma condição de pele é uma verruga, ou se os tratamentos caseiros aplicados conforme indicados não funcionam, é melhor que vá ao médico.

Tratamento – Cortar a verruga

A excisão cirúrgica de verrugas tem uma elevada taxa de sucesso. Existe algum desconforto com este procedimento e leva várias semanas até que a área cure por completo. Os riscos associados à remoção cirúrgica de verrugas são a possibilidade de infecção, ou formação de cicatriz.

Tratamento – Crioterapia

Na criocirurgia, ou congelamento das verrugas, é aplicado nitrogênio líquido a uma temperatura de -196° C. O congelamento da verruga pode causar um pequeno desconforto, mas é um dos tratamentos mais eficazes que existe contra as verrugas. Não deixa cicatriz e não há o perigo de espalhar o vírus da verruga. De fato, também tem um efeito de confundir o vírus. A crioterapia tornou-se assim o tratamento médico padrão para remover verrugas. As verrugas maiores podem precisar de vários tratamentos, com três ou quatro semanas de intervalo entretanto.

Tratamento – Queimar ou electrocauterização da verruga

A electrocauterização é um método que destrói tecido com electricidade. Uma pequena sonda com corrente eléctrica é utilizada para destruir o tecido. Queimar as verrugas é muitas vezes eficaz, mas deixa cicatriz.

Tratamento – Laser contra a verruga

A cirurgia a laser usa um feixe de luz intenso para queimar e destruir o tecido da verruga. Poderá ser usada anestesia local ou geral. A cirurgia a laser poderá ser utilizada quando as verrugas são grandes ou estão muito espalhadas. Normalmente, a cirurgia a laser não causa cicatriz no lugar da verruga. A ferida irá ser dolorosa durante alguns dias após a cirurgia e poderá haver um ligeiro risco de infecção associada à cirurgia a laser.

Tratamento – Aplicar cantaridina contra a verruga

Com este tratamento, o médico “pinta” o químico na verruga. Irá apenas sentir uma pequena dor e a verruga irá transformar-se em bolha cerca de 3 a 8 horas após o tratamento. Quando regressar ao seu médico, ele irá remover a pele morta da verruga.

Tratamento – Ácido salicílico

Existe uma vasta variedade de cremes, géis, loções e gessos medicinais disponíveis nas farmácias para tratamento contra verrugas. A maioria contém ácido salicílico como o seu ingrediente activo. O ácido salicílico destrói a pele fina que faz parte da verruga. Isto pode depois ser friccionado com uma pedra de esmeril ou pedra-pomes. Outros químicos, incluindo formaldeído e glutaraldeído, trabalham da mesma maneira. Contudo, os químicos também podem destruir pele saudável, por isso é importante proteger a área à volta. Para obter bons resultados, deve aplicar o ácido todos os dias e friccionar a pele morta uma vez por semana com uma lima ou pedra-pomes. Este tratamento pode levar muitas semanas, até mesmo meses.


Artigos Relacionados: