41. O que são gorduras saturadas?

Gorduras saturadas são gorduras de origem animal que podem fazer muito mal à saúde, provocando doenças como arteriosclerose e até câncer. Os óleos vegetais, recomendados para alimentação, são gorduras poliinsaturadas. No entanto, muito cuidado: quando submetidos a altas temperaturas, como no caso das frituras, as gorduras insaturadas se transformam em gorduras saturadas.

42. O que são gorduras ômega 3 e ômega 6?

São gorduras poliinsaturadas, essenciais, que tem a propriedade de baixar as taxas de triglicerídeos, o mau colesterol (LDL) e aumentar o bom colesterol, (HDL). São encontradas principalmente nos peixes, óleos de peixes, nos óleos vegetais, no azeite de oliva, e ficou também comprovado que existem nos ovos e no leite integral.

43. O que são gorduras TRANS?

São gorduras que comprovadamente produzem as doenças cardiovasculares. Conhecidas como gorduras hidrogenadas, e que hoje, por lei, devem ser indicadas na relação de nutrientes constantes dos diversos alimentos industrializados.

44. O colesterol dos alimentos é verdadeiramente causa da arteriosclerose?

Sim. O excesso de colesterol pode realmente provocar esta enfermidade. O colesterol, entretanto, é indispensável ao organismo para a produção dos hormônios sexuais. A gestante necessite de colesterol para produção de hormônios que mantém a gravidez. Portanto, cuidado com orientações erradas ou meias verdades.

45. O colágeno quando ingerido impede a formação de rugas, celulite e estrias?

O colágeno é uma substância encontrada na cartilagem das articulações dos ossos. Não tem nenhum efeito nutricional, é pobre em aminoácidos essencias e, como a gelatina, não é aproveitado pelo organismo humano, embora possua alta porcentagem de proteínas, mas sem valor biológico. Não tem efeito corretor de celulites e estrias.

46. O gás das bebidas gasosas é formador de celulite? Engorda?

A água, com ou sem gás, não engorda nem provoca celulite. O que engorda é o açúcar, por ser rico em calorias. A celulite é provocada pela variação de água e gordura nos tecidos. O engordar – emagrecer – voltar a engordar é que gera lesão dos tecidos subcutâneos, provocando a celulite.

47. O que são radicais livres?

São elétrons formados nas células que provocam a ruptura (lesão) das membranas celulares.

48. A medicação ortomolecular realmente tem efeito no combate aos radicais livres?

Não existe comprovação científica do efeito da medicação ortomolecular. Acredita-se que não é pela ingestão de altas doses de vitaminas e sais minerais que serão combatidos os radicais livres e sim pelo consumo de alimentação balanceada, rica nestes nutrientes. A vitamina C, a vitamina A, a vitamina E e os carotenos são encontrados especialmente nas frutas e verduras e são chamados de antioxidantes.

49. O que são substâncias antioxidantes?

São nutrientes capazes de combater os radicais livres.

50. O uso de doses elevadas de vitaminas realmente são indicadas?

Não. Como alimentos, devem ser utilizadas as doses recomendadas pela OMS – Organização Mundial de Saúde. Hoje todos os alimentos industrializados tem que apresentar sua composição nutricional no rótulo das embalagens.

Fonte: Livro Coma de tudo sem Comer Tudo

Verdades e mentiras sobre sua alimentação – parte 5
Classificado como:                        

Uma ideia sobre “Verdades e mentiras sobre sua alimentação – parte 5

  • novembro 9, 2010 em 1:40 pm
    Permalink

    estou com bastante rugas na testa e tbém muita flacidez na barriga…o que devo fazer? existe vitaminas para esses prlobleminhas?

    gracias

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *