Os alimentos dividem-se em plásticos,energéticos e reguladores.

  • Plásticos:são os alimentos que contêm nutrientes que entram na formação da estrutura corporal:proteínas,cálcio e água.
  • Energéticos:são os alimentos cujos nutrientes predominantes produzem calorias:gordura(lipídios),hidrato de carbono ou carboidratos,açúcares e proteínas.
  • Reguladores:são os alimentos que permitem o equilíbrio das diversas funções por possuírem vitaminas(A,B,C,D,B12 etc.) e sais minerais (ferro,cálcio,sódio,potássio,iodo).


Algumas definições:

1.Alimentos:são substâncias que,quando introduzidas no organismo,têm a finalidade de promover o crescimento,a reparação dos tecidos,a produção de energia e o equilíbrio das diversas funções orgânicas.Os alimentos são substâncias de origem animal,vegetal e mineral.São exemplos de alimetos o arroz,o feijão,a carne,o leite,os ovos,etc.

2.Nutrientes:são as substâncias químicas constituintes dos alimentos e que podem ser utilizadas pelo organismo.São as seguintes:proteínas,carboidratos,lipídios,sais minerais(ferro,fósforo,sódio,cálcio),vitaminas (A,B,C,D) e água.

3.Energia:os alimentos sofrem a combustão orgânica e fornecem energia,representada pela unidade de calor,a CALORIA-quilo-caloria,kcal.A unidade de energia denomina-se joule.

4.Valor EnergéticoTotal-VET:corresponde à energia despendida pelo organismo no período de 24 horas e varia fundamentalmente com a atividade exercida.Anteriormente era denominado de Valor Calórico Total-VCT.

5.Metabolismo Básico:denomina-se matabolismo básico a quantidade de energia consumida pelo organismo em repouso,física e mentalmente,com,pelo menos,doze horas de jejum,e corresponde a atividade dos orgãos internos e à manutenção da temperatura corporal.

6.Dieta Normal ou Dieta Balanceada:corresponde a uma dieta calculada para o indivíduo e que forneça as quantidades necessárias à manutenção de sua boa saúde,isto é,que satisfaçam as exigências nutricionais do organismo,determinadas por caracteríticas inerentes ao indivíduo e pelo meio em que vive.

7.Nutrição:torna-se difícil encontrar uma definição que esclareça corretamente o termo.Dizemos que nutrição corresponde às consequências da alimentação para o organismo do indivíduo.Pedro Escudero define nutrição como “um conjunto de funções harmônicas e solidárias entre si,que tem por objetivo manter a integridade da matéria e conservar  a vida.

Fonte:Livro Educação Alimentar

Você sabe a classificação dos alimentos?
Classificado como:            

6 ideias sobre “Você sabe a classificação dos alimentos?

  • junho 17, 2010 às 9:29 pm
    Permalink

    nao acho oque quero quais sao os alimento energeticos?

  • junho 17, 2010 às 9:30 pm
    Permalink

    agora achei e gostei muio desse site

  • dezembro 2, 2010 às 6:45 pm
    Permalink

    frutas engordam??

  • abril 2, 2012 às 6:59 pm
    Permalink

    nao achei oque queria mas e muito inportante saber sobr isso. 😀

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *