Alimentos que Elevam Colesterol e Alimentos com Baixo Teor de Colesterol
Antes de ser um vilão das doenças cardiocirculatórias ateroscleróticas, o colesterol é uma gordura importante na constituição das membranas de todas as células do organismo, além de ser também matéria-prima para a formação de hormônios fabricados nos ovários, testículos e supra-renais. O colesterol é produzido pelas células intestinais, pelo fígado e pequena parte proveniente da dieta.
Nas doenças que afetam a produção de colesterol, ele eleva-se no sangue acima de 240 mg/dl, propiciando o aparecimento precoce e acelerado da aterosclerose (ou arteriosclerose) que é a deposição de placas gordurosas nas paredes das artérias, fechando-as progressivamente. Outros fatores que influenciam o aparecimento dele são a obesidade, o sedentarismo e o tabagismo. A arteriosclerose e outras consequências são a primeira causa de morte no mundo.
Sabemos que as gorduras saturadas de origem animal são ricas em colesterol, portanto, deverão ser evitadas de uma forma geral por todos.
Alimentos que elevam o colesterol
- Carnes e derivados: carnes gordas, toucinho, frios, salsicha, presunto, salame, mortadela, miúdos (víceras) e pele de aves.
- Camarão, lagosta, frutos do mar, conservas de peixe em óleo e gema.
- Gordura de coco, óleo de dendê e óleo de amendoim.
- Leite e derivados: leite integral, manteiga, queijos amarelos, creme de leite, chantilly, sorvetes e iogurtes.
- Doces: chocolates, cremes, cocadas e doces que levam gema.
As gorduras insaturadas são de origem vegetal, como óleo de soja, de milho, de girassol, de canola e de oliva. Devem ser ingeridas em quantidades moderadas, visto que todas as gorduras têm teor calórico alto, favorecendo a obesidade e a hipertrigliceridemia.
Alimentos com baixo teor de colesterol
- Clara.
- Margarinas dietéticas.
- Leites e iogurtes desnatados.
- Queijo tipo minas, ricota e tipo cottage.
- Carnes magras, peixes, frango e peru sem pele.
- Verduras, legumes e frutas.
- Raízes: batata, mandioca, mandioquinha, rabanete, beterraba, cenoura etc.
- Cereais: arroz, feijão, lentilha, soja, grão-de-bico etc.
No preparo de alimentos evite frituras, pois a absorção de óleo é grande, além de o óleo sofrer alterações de superaquecimento. Siga uma alimentação baseada em assados, grelhados, cozidos e ensopados.
Fonte: Livro Receitas com Baixo Teor de Colesterol