Fraturas – O que fazer quando se quebra um osso!
Fratura – É quando o osso se quebra depois de um impacto. A fratura pode ser total ou incompleta. No segundo caso, dizemos que o osso trincou – rompe-se apenas uma parte dele, que fica como se fosse um graveto dobrado, chamado pelos médicos de fratura em galho verde.
24Sintomas – Os primeiro sinais de uma fratura são dor, inchaço e dificuldade para se movimentar. A pele logo se torna avermelhada, quente e com manchas roxas. Numa exposta, o osso quebrado chega a rasgar a pele, ficando à mostra. Seja fratura fechada, como dizem os médicos, seja exposta, qualquer uma delas necessita de atendimento médico, até porque o osso precisa ser devidamente realinhando antes de ser imobilizado.
O que se deve fazer em casos de fratura
- Se a fratura for exposta, limpe o ferimento com uma gaze embelecida em água.
- Qualquer que seja o tipo da fratura enfaixe o membro afetado.
- Dê um analgésico para aliviar a dor
- Faça uma tala para imobilizar a região (veja como fazer logo abaixo!)
- Procure atendimento médico
Atenção
- Se você suspeita de lesão na coluna, não faça nada! Chame uma ambulância imediatamente. O socorro errado pode deixar a vitima paralitica.
- Cuidado com anti-inflamatórios: pesquisas mostram que eles atrapalham na recuperação dos ossos, alem de prejudicarem o coração e os rins.
- Se a fratura for exposta nunca use remédios líquidos para tratar machucados, pomadas ou álcool. Use apenas água.
- Quando a fratura é nas pernas e for difícil imobilizá-las, deite a vítima no banco de trás do carro para transporta-la até o hospital, colocando almofadas sob os membros.
Dica:
Fuja do cigarro. Ele não só aumenta os riscos de osteoporose como ainda diminui a capacidade de recuperação dos ossos.
Fique por dentro
- 80% das fraturas de crianças acontecem no braço. Nos adultos, a fratura mais comum é a do pulso. Isso por causa de um reflexo natural de defesa: quando caímos, imediatamente apoiamos as mãos no chão para proteger a cabeça;
- Se um bebê quebra a clavícula, o osso se recupera em apenas três ou quatro dias. Num adulto, uma tíbia quebrada pode levar até seis meses para se regenerar.
Como fazer uma tala
Ela serve para imobilizar a região do corpo que tenha sido rompida. Você vai precisar de algum material duro, como um papelão, uma tábua, uma vara de metal ou mesmo um jornal grosso dobrado.
- Com muita delicadeza, coloque o membro machucado o mais próximo possível da posição normal, tomando cuidado para movimentar o mínimo possível a área que parece quebrada
- Para tornar a tala mais confortável, faça um acolchoado com algodão ou um pedaço de pano entre a pele e o material duro.
- A finalidade da tala é impedir o movimento das duas articulações que circundam a fratura ou a ruptura. Por exemplo: se a vitima quebrou o braço, a tala deverá ser fixada abaixo do punho e acima do cotovelo para imobilizar toda essa região.
- Amarre tudo com gaze, esparadrapo ou pedaço de pano limpo, prestando atenção para não apertar demais, o que impediria a circulação.
- Uma vez feita a tala, é preciso sustentar o membro afetado. Use uma tipoia, se o acidente foi com um dos braços, ou uma bengala, se foi com uma das pernas – nem que seja uma bengala improvisada para o individuo chegar ao pronto-socorro sem apoiar o pé no chão.